Sábado, 29 de Novembro de 2014
            
     E-Mail:
     Password:
         
  Registe-se e conheça as vantagens
  Subscreva as nossas newsletters
D
Insira aqui qualquer assunto ou palavra relacionada que deseje encontrar.
INÍCIOTemas A-ZSabia que a sua empresa tem um embaixador no estrangeiro?Artigo: Diplomacia Económica
- Sabia que a sua empresa tem um embaixador no estrangeiro? imprimir
Diplomacia Económica

Em qualquer ponto do mundo a sua empresa tem uma Embaixada, pronta a ajudá-lo.


ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, ANGOLA, ARÁBIA SAUDITA, ARGÉLIA, ARGENTINA, AUSTRÁLIA, ÁUSTRIA, BÉLGICA, BÓSNIA-HERZEGOVINA, BRASIL, BULGÁRIA, CABO VERDE, CANADÁ, CHILE, CHINA, COLÔMBIA, CONGO, COREIA, COSTA DO MARFIM, CROÁCIA, CUBA, DINAMARCA, EGIPTO, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, ETIÓPIA, FILIPINAS, FINLÂNDIA, FRANÇA, GRÉCIA, GUINÉ-BISSAU, HUNGRIA, ÍNDIA, INDONÉSIA, IRÃO, IRAQUE, IRLANDA, ISRAEL, ITÁLIA, JAPÃO, JUGOSLÁVIA, LUXEMBURGO, MARROCOS, MÉXICO, MOÇAMBIQUE, NAMÍBIA, NIGÉRIA, NORUEGA, PAÍSES BAIXOS, PALESTINA, PAQUISTÃO, PERÚ, POLÓNIA, QUÉNIA, REINO UNIDO, REPÚBLICA CHECA, ROMÉNIA, RÚSSIA, SANTA SÉ, SÃO TOMÉ E PRINCIPE, SENEGAL, SUÉCIA, SUÍÇA, TAILÂNDIA, TIMOR LOROSAE, TUNÍSIA, TURQUIA, UCRÂNIA, URUGUAI, VENEZUELA, ZAIRE, ZIMBABWE.


O modelo de Diplomacia Económica tem como missão utilizar a influência diplomática portuguesa e os recursos existentes ao nível do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Ministério da Economia, no sentido de criar e explorar oportunidades para as empresas portuguesas e para a economia nacional.

Este modelo potencia um ciclo virtuoso em que a diplomacia e a economia se alavancam mutuamente em prol de mais e melhores exportações nacionais, da internacionalização das empresas portuguesas, da promoção de Portugal como destino turístico e da imagem de Portugal, das empresas portuguesas e das marcas portuguesas no exterior.

Assim, e a partir deste momento, ICEP e Embaixadas, no que a assuntos económicos diga respeito, têm a tutela conjunta dos dois Ministros, passando os delegados do ICEP a integrar o departamento económico das embaixadas ou consulados, como Conselheiros Económicos, mantendo o vínculo ao ICEP mas reportando hierárquica e funcionalmente ao Embaixador.

O ICEP manterá, a gestão operacional desta rede externa, em articulação com os Embaixadores.

No modelo de Diplomacia Económica são atribuídas ao Embaixador, entre outras, as funções de coordenação do apoio às empresas portuguesas, de promoção dos bens e os serviços portugueses, de apoio à captação de investimento estrangeiro e de promoção de Portugal enquanto destino turístico. Compete-lhe ainda a avaliação do risco político dos negócios e a identificação de novas áreas e oportunidades de negócio.

Ao Conselheiro Económico competirão, entre outras, as funções de apoio às empresas nacionais na vertente de internacionalização, a recolha, tratamento e transmissão de informação económica e regulamentar e, também, a identificação e proposta de resolução de restrições e entraves ao comércio, investimento e turismo.

O objectivo permanente do modelo de Diplomacia Económica tem presente a necessidade de criar e explorar oportunidades para as empresas e para a economia nacional, através da sua internacionalização, do incremento das exportações, da atracção de mais e melhor turismo e da contribuição para captação de investimento directo estrangeiro de qualidade.

Para além dos benefícios decorrentes de uma maior coordenação e cooperação entre os intervenientes na promoção económica de Portugal no mundo, estima-se que este novo modelo permitirá atingir poupanças anuais de 6.2 milhões de euros, pela adopção de melhores práticas internas, da co-localização de instalações e da concentração de meios.


Links relacionados com este artigo:
Delegações da AICEP Portugal Global no exterior
Missões Diplomáticas - Delegações, Missões Permanentes e Embaixadas Portuguesas

Diplomas relacionados com este artigo:
Lei nº 32-A/2002 de 30 de Dezembro de 2002
         17.06.2003
 


Página InicialSobre o I A P M E I

Contacte-nosOnde EstamosFicha TécnicaAjuda

Termos e Condições  •  Política de Privacidade  •  Site Acessível

Actualizado em: 28.11.2014

Copyright IAPMEI © 2001-2004, Todos os direitos reservados