Perguntas frequentes no âmbito da execução dos Projetos Aprovados

 

1.    Tributação da Bolsa

Segundo esclarecimento obtido junto do Ministério das Finanças, as bolsas do StartUP Voucher não constituem rendimentos de trabalho dependente nem rendimentos de trabalho independente ou empresarial, pelo que não estão sujeitas a tributação em sede de IRS.



2.    Abertura ou não de actividade da categoria B ?

As bolsas do StartUP Voucher não constituem rendimentos de trabalho dependente nem rendimentos de trabalho independente ou empresarial, pelo que não é necessário a abertura de actividade.  


3.     É ou não necessário emitir recibo ou qualquer outro tipo de documento de quitação?

Os bolseiros não estão obrigados a enviar ao IAPMEI comprovativo do recebimento da bolsa.


4.    Qual o prazo para seleção de incubadora e de mentor ?

A incubadora e o mentor deverão ser selecionados até à emissão do primeiro relatório, a submeter ao IAPMEI até dia 21 de Maio. 


5.      Quais as implicações do não cumprimento desse prazo ?

O não cumprimento deste prazo, por motivo imputável ao Bolseiro implicará a suspensão e no limite perda da bolsa e a saída do programa. Caso existam dificuldades, deverão evidenciar no relatório os contactos efetuados e o ponto de situação do processo.


6.      Qual o prazo e modelo para entrega de relatório ?

O 1º relatório deverá ser entregue até 21 de maio, em modelo a disponibilizar na plataforma até dia 12. O relatório mensal será bastante sintético e simples, devendo a equipa focar-se em evidenciar os passos desenvolvidos.

 

Incubadoras

 

1.      Que tipo de apoio/serviço se deve esperar da incubadora?

Todos os projetos em desenvolvimento deverão ser acompanhados no período de duração da bolsa, nas seguintes vertentes:

1.      Aconselhamento sobre eventuais dúvidas quanto ao modo como devem continuar os trabalhos de desenvolvimento dos projetos;

2.      Aconselhamento e acompanhamento na elaboração dos relatórios intermédios e do relatório final a apresentar pelos bolseiros;
3.     Identificação e reporte ao IAPMEI de eventuais necessidades adicionais que não tenham inicialmente sido identificadas, nomeadamente relativa à assistência técnica;
4.      Acompanhamento da relação de mentoria estabelecida;
5.      As incubadoras deverão manter contactos regulares com o empreendedor assegurando o potencial sucesso dos projetos empresariais.


2.      Como lidar com incubadoras que pretendem cobrar serviços ?

As incubadoras poderão propor serviços que vão para além do que está incluído no processo de acompanhamento (ex: incubação física).
É uma opção do Bolseiro. Terão de avaliar se vos vão prestar outros serviços para além dos previstos no acompanhamento que justifiquem os valores que vos vão cobrar.


3.      O que fazer quando a incubadora acreditada pretendida não consta ainda da plataforma?

Todas as incubadoras acreditadas receberam um convite para se registarem na Plataforma. Se a incubadora que pretendem não se encontra registada, deverão aliciá-la e incentivá-la a registar-se. Se não forem bem sucedidos deverão escolher outra. 


4.      O que fazer quando não se obtém resposta positiva de qualquer incubadora ?

Caso existam dificuldades, deverão contactar o IAPMEI, e apresentar a situação com identificação dos contactos efetuados. No limite o IAPMEI intervirá junto das incubadoras acreditadas de forma a garantir que todos os projetos tenham acompanhamento e mentoria.


5.      O que fazer quando a única incubadora que interessa não consta da lista de acreditadas?

Deverão escolher uma incubadora da lista de entidades acreditadas.


 

Mentoria

 

1. Quem são os mentores ?

Os mentores são pessoas com experiência profissional comprovada na área da criação e desenvolvimento de negócios e disponibilidade para utilizar essa experiência, de modo voluntário e gratuito, na orientação de mentorandos, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio e projetos empresariais.


2. Quais os papéis a desempenhar pelo mentor?

Os mentores devem ser capazes de:
a)      Demonstrar um elevado grau de interesse pelo mentorando e dedicar-lhe tempo suficiente para contribuir para o sucesso do programa;
b)      Orientar e aconselhar o mentorando, através da sua experiência pessoal e profissional, motivando-o para cumprimento de objetivos;
c)      Fomentar a relação de confiança, demonstrando respeito pelas decisões do mentorando;
d)     Compreender e fomentar o espírito empreendedor.

No desenvolvimento da relação de mentoria o mentor deve:
a)      Apoiar os mentorandos em regime voluntário e gratuito;
b)      Garantir a confidencialidade da informação fornecida pelo mentorando;
c)      Planear a mentoria com o acordo do mentorando;
d)     Garantir disponibilidade temporal para apoiar o mentorando durante o período definido;
e)      Autoavaliar cada processo de mentoria;


3. Quais os deveres do mentorando no desenvolvimento da relação de mentoria?

a)      Planear e identificar objetivamente os resultados que pretende alcançar;
b)      Disponibilizar ao mentor informação necessária ao apoio prestado;
c)      Garantir disponibilidade temporal para se reunir com o seu mentor, mantendo com ele contactos regulares;
d)     Manter o IAPMEI e a incubadora informados de situações que influenciem negativamente a relação de mentoria;
e)      Avaliar de forma global o processo de mentoria.


4.    O que fazer quando o mentor pretendido não está registado?

Deverão contactar a incubadora selecionada. Esta pode convidar o mentor pretendido para aderir à Rede Nacional de Mentores, para que este esteja disponível para seleção.
 

 

Outras questões

 

1.    Onde esclarecer outras questões relativas ao StartUP Voucher?

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas e questões adicionais, poderá contactar-nos através do email info@iapmei.pt