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Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

Comunicação Interna
A comunicação empresarial é mais do que a imagem que se transmite para o exterior. Comporta uma
dimensão interna, que articula e operacionaliza as diferentes áreas de atividade da empresa. Importa que a
comunicação interna seja efetuada com eficácia e clareza de modo a envolver e mobilizar os colaboradores
na estratégia da empresa.

OBJETIVOS
Esta ação tem como objetivo dotar os formandos de competências técnicas que estimulem a prática da
comunicação interna e do endomarketing nas suas empresas, integrando a estratégia do negócio, e que
contribuam para uma imagem empresarial consistente e reconhecida pelo mercado.

Quanto aos objetivos específicos, pretende-se que cada formando, após esta ação, esteja apto a:
· Reconhecer o papel do planeamento estratégico na definição do plano de comunicação
empresarial;
· Utilizar a comunicação interna e o endomarkerting como ferramentas estratégicas do negócio (fator
diferenciador da empresa e da sua imagem);
· Ajustar, de forma eficaz, os fluxos de comunicação interna na empresa para comunicar factos, e o
endomarketing para modificar comportamentos;
· Identificar as etapas do plano de comunicação interna.

DESTINATÁRIOS
Empreendedores e representantes de micro e pequenas empresas.

DURAÇÃO
7h

DATAS E LOCAL DA REALIZAÇÃO
(a agendar)

FORMADORES
Filipa Janeiro Pais

VALOR DA INSCRIÇÃO
Gratuito


PROGRAMA

1. A comunicação como instrumento de gestão
· Os diferentes tipos de comunicação
· A comunicação integrada: a influência dos fatores internos e externos

2. Como comunicar na sua empresa
· A importância da comunicação interna
· Como construir uma comunicação interna eficaz
· Estruturar a comunicação interna passo a passo

3. A comunicação interna e o endomarketing
· A comunicação administrativa, interpessoal e motivacional
· Como potenciar a identidade e imagem de uma empresa
· O endomarketing como ferramenta de gestão estratégica

4. As 3 etapas de um plano de comunicação interna
· Diagnóstico interno (estratégia, cultura e expectativas)
· Organização da comunicação (o quê, quem, o contexto e a finalidade)
· Execução (instrumentos, ações e avaliação