Da Ideia de Negócio à Empresa
ENQUADRAMENTO
No âmbito do projeto piloto que antecipa a implementação do Referencial de Formação Financeira para
empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas, o IAPMEI, o Turismo
de Portugal e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (composto pelo Banco de Portugal,
pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos
de Pensões) organizam um conjunto de ações formativas que visam a promoção da literacia financeira
junto deste público-alvo.
OBJETIVOS
Com esta ação formativa pretende-se que os formandos reconheçam o papel da empresa na sociedade e
na economia e que adquiram conhecimentos técnicos e financeiros que lhes permitam passar da ideia de
negócio à formalização da empresa.
Pretende-se ainda que reconheçam a importância do plano de negócios, sua estrutura, os elementos e
informação que deverá conter, bem como as alternativas de financiamento.
DESTINATÁRIOS
Empreendedores com ideia de negócio e sem empresa constituída
DURAÇÃO E ESTRUTURA DO CURSO
21 horas, distribuídas em 3 dias seguidos
FORMADORES
Representantes do IAPMEI, do Turismo de Portugal e do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros
DATA E LOCAL DA REALIZAÇÃO
(a agendar)
VALOR DA INSCRIÇÃO
Gratuito
PROGRAMA
1. Introdução ao sistema económico e financeiro
Os principais agentes económicos e o seu papel
O Produto Interno Bruto e os determinantes da sua evolução
Inflação
2. A empresa na sociedade
A empresa na sociedade e responsabilidade social
3. Primeiros passos
Constituição, arranque e desenvolvimento
Tipos de empresa, governação e responsabilidades
Formas de financiamento
4. O Plano de Negócios e planeamento financeiro
A estratégia empresarial
O Plano de Negócios: sua relevância e estrutura informativa
O plano de investimento
O planeamento financeiro e a viabilidade económico-financeira do negócio
5. Financiamento bancário
Características do crédito: taxa de juro e outros encargos, prazo e reembolso
Risco de crédito: avaliação de solvabilidade e garantias
Produtos de crédito para gestão de tesouraria e para investimento
6. Mercado de capitais – funcionamento e financiamento alternativo
Função do mercado de capitais
Intervenientes no mercado de capitais
Instrumentos de financiamento alternativo: ações, obrigações, capital de risco, financiamento colaborativo – crowdfunding, fundos de empreendedorismo social
7. Seguros – funções e principais caraterísticas
A importância dos seguros na gestão da empresa
Principais caraterísticas de um contrato de seguro
Tipos de seguro mais relevantes para a empresa