Design Thinking
Gerir num contexto de mudança implica conhecer a envolvente, encontrar e aperfeiçoar soluções, inovar. Não aproveitar o potencial criativo dos colaboradores é desperdiçar um conjunto de boas ideias. O Design Thinking (DT) é um instrumento útil para responder com sucesso aos desafios da atividade empresarial.
OBJETIVOS
Esta ação tem como objetivo dotar os formandos de competências para a resolução de problemas e melhoria
de processos, produtos e serviços, através da metodologia Design Thinking.
Quanto aos objetivos específicos, pretende-se que cada formando, após esta ação, esteja apto a:
· Definir o que é o DT e o que o diferencia de outras abordagens;
· Reconhecer a utilidade do DT;
· Identificar as diferentes etapas do DT e a sua função num processo que é flexível;
· Criar condições favoráveis à criatividade e ao DT;
· Aplicar técnicas concretas adequadas a cada uma das etapas DT.
DESTINATÁRIOS
Representantes de pequenas e médias empresas, com 10 ou mais trabalhadores.
Esta ação não se destina a empresas prestadoras de serviços de formação e consultoria.
DURAÇÃO E ESTRUTURA DO CURSO
21h, distribuídas por três dias.
DATAS E LOCAL DA REALIZAÇÃO
(a agendar)
FORMADORES
Rita Vilela
VALOR DA INSCRIÇÃO
Gratuito
PROGRAMA
1. Compreender o Design Thinking (DT)
1.1. O cérebro e a criatividade
1.2. Enquadramento do DT
1.3. Caraterísticas do DT
1.4. Etapas do DT
2. Aplicar o Design Thinking
2.1. Criar um ambiente favorável à criatividade e ao DT
2.2. Empatia
2.3. Definir
2.4. Idear (geração e seleção de ideias)
2.5. Prototipar
2.6. Testar
3. Reflexão sobre as práticas