Questionários de Benchmarking

Os questionários de Benchmarking foram concebidos de forma a apoiar uma organização na avaliação da sua posição competitiva.


IBP - Índice de Benchmarking Português

Os questionários 1, 2 e 3 são de preenchimento obrigatório para todas as organizações.


1. Questionário de Avaliação Financeira

O módulo Financeiro é constituído por 22 questões quantitativas que abrangem as seguintes áreas:

  • Proveitos

  • Custos Financeiros

  • Capital Financeiro
     

2. Questionário de Avaliação de Gestão

O módulo de Gestão abrange 24 medidas de desempenho quantitativas da área operacional, tais como:

  • Satisfação do Cliente

  • Inovação de Produtos e/ou Serviços

  • Fornecedores

  • Gestão de Recursos Humanos

  • Satisfação dos Recursos Humanos


3. Questionário de Avaliação de Excelência

O módulo, de caráter qualitativo, baseia-se no Modelo de Excelência EFQM – European Foundation for Quality Management.

Este módulo está divido em duas partes:

1ª Parte

Meios - está dividida em 5 secções que abordam a forma como está a gerir o seu negócio:

  • Liderança

  • Política e estratégia

  • Pessoas

  • Parcerias e Recursos

  • Processos


2ª Parte

Resultados - está dividida em 4 secções sobre a excelência dos seus resultados:

  • Clientes

  • Pessoas

  • Sociedade

  • Chave do Desempenho

Cada pergunta destas secções oferece uma escolha de quatro respostas de a) a d).
 

4. Questionário de Avaliação de Marketing e de Desenvolvimento de Produtos / Serviços

O módulo, de caráter qualitativo, é constituído por sete temas, num total de vinte e seis sub-temas ou questões. Todas as questões estão no formato “nota” ou “indicador” e recorrem a uma escala de referência de quatro pontos.

Os sete temas principais são:

  • Estratégia

  • Marketing

  • Novos produtos

  • Abordagem ao desenvolvimento / desempenho

  • Estabelecimento de marcas e promoções

  • Competitividade e preços

  • Clientes
     

5. Questionário de Avaliação de Práticas de Responsabilidade Social

Módulo com questões qualitativas e quantitativas especialmente vocacionado para apoiar a avaliação das práticas de responsabilidade social de uma organização, nas áreas:

  • Governo das organizações

  • Direitos Humanos

  • Práticas Laborais

  • Ambiente

  • Práticas Operacionais

  • Consumidores

  • Envolvimento da comunidade / desenvolvimento social
     

6. Questionário de Avaliação de Energia e Ambiente

O módulo foi concebido de forma a evidenciar a capacidade de gestão de uma organização em matéria de energia e ambiente. O questionário abrange um conjunto de indicadores qualitativos e quantitativos integrando aspetos de gestão interna e efeitos ambientais que refletem as externalidades da atuação das empresas, passando pela organização, gestão e impacte ambiental e considerando os principais requisitos legais associados à energia e ao ambiente no que se refere à qualidade do ar, da água, resíduos sólidos gerados, ruído, uso do solo e gestão de consumos de energia.
 

7. Questionário de Avaliação sobre Saúde e Segurança no Trabalho

O módulo foi concebido de forma a avaliar o posicionamento competitivo de uma organização e evidenciar a sua capacidade de gestão em matéria de Saúde e Segurança no Trabalho. O questionário é composto por dois instrumentos de avaliação dirigidos ao nível da capacidade e qualidade da gestão (meios) e de desempenho (resultados), tendo em consideração os requisitos legais, regulamentos e normativos, nomeadamente no que respeita à prevenção de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.


8. Questionário de Avaliação da Produção

O módulo, que foi concebido de forma a apoiar uma organização de produção fabril, contempla 16 medidas de desempenho quantitativas e aborda indicadores como:

  • Cumprimento do plano de produção

  • Tempo de instalação, de mudança de ferramenta e de preparação

  • Número de produtos existentes e de novos produtos

  • Produtos acabados, em curso e matérias-primas

  • Outros


9. Questionário de Avaliação de Logística e Transporte

Este módulo é de caráter qualitativo e quantitativo e está especialmente vocacionado para empresas fornecedoras de serviços de Logística e Transporte, focando temas como:

  • Serviços de transportes

  • serviços de armazenagem

  • serviços de valor acrescentado

  • sistemas informáticos e de comunicação, etc.


10. Questionário de Avaliação de Inovação

Este é um módulo de caráter qualitativo e quantitativo que pretende apoiar as organizações na avaliação da sua posição competitiva referente à Inovação Empresarial e, abrange os seguintes temas:

  • Recursos Humanos afetos à Inovação

  • Inovação do Produto

  • Inovação do Processo

  • Inovação Organizacional

  • Inovação em Marketing

  • Atividades e Despesas em Inovação

  • Fontes de Informação e Tecnologias de Comunicação

  • Patentes e outros Métodos de Proteção



Última actualização
26-03-2017
Avalie este conteúdo
Última actualização
26-03-2017
Avalie este conteúdo