Instrumentos de Gestão

Reforçar a afirmação do IAPMEI como o parceiro estratégico das empresas e das entidades da envolvente empresarial, intensificando a sua atuação em proximidade, e como agente facilitador, configura um dos objetivos estratégicos do Instituto, com o qual se pretende facilitar o acesso efetivo e competente, por parte das empresas, aos instrumentos de apoio que lhes são disponibilizados, maximizando dessa forma a utilidade individual e coletiva dos mesmos.

Sendo certo que o empreendedorismo é uma componente fundamental do desenvolvimento e renovação da estrutura empresarial, orientar a intervenção pública para o apoio a novos projetos empresariais inovadores, focados na produção de bens transacionáveis e internacionalizáveis constitui, por isso, incontornavelmente, outro dos objetivos estratégicos do IAPMEI.

Mas é também certo que em todas as restantes fases do ciclo de vida das empresas há necessidades específicas, que importa considerar de forma autónoma. É pois fundamental que o IAPMEI continue a intervir ao nível da promoção de estratégias de capitalização nas empresas, impulsionando o acesso das empresas ao financiamento e à capitalização ao longo do seu ciclo de vida, e que continue também a atuar ao nível da transmissão e da revitalização empresariais.

A inovação empresarial é um fator chave de competitividade no mundo atual, sendo a capacidade de investimento e a internacionalização da economia condições cruciais para o crescimento económico do país, o qual também não poderá ser sustentável se a estrutura empresarial nacional não for competitiva. Apoiar o desenvolvimento de capacidades empresariais e o investimento empresarial inovador, internacionalizável e competitivo em mercado global não pode, então, deixar de ser uma das estratégias a ser seguida ao nível das políticas de empresa.

Por fim, para poder assegurar a maximização da qualidade da sua intervenção, completamente orientada para o serviço público, o IAPMEI não poderá também deixar de ter como objetivo estratégico ser competente na gestão dos recursos materiais e imateriais da organização.


Última actualização
11-03-2017
Avalie este conteúdo
Última actualização
11-03-2017
Avalie este conteúdo