Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

EIC_v8.png


Call aberta até 7 de outubro de 2020

 
O EIC Accelerator faz parte do European Innovation Council (EIC), e é um instrumento que apoia empreendedores, inovadores, pequenas empresas e cientistas de excelência, através  de financiamento e da disponibilização de serviços de coaching.


Pequenas e médias empresas (com fins lucrativos) e inovadores de alto risco e alto potencial poderão ser apoiados a desenvolver e colocar no mercado novos produtos, serviços e modelos de negócios inovadores que possam impulsionar o crescimento económico.

Webinar | EIC ACCELERATOR

eicvideo.png
 

 

O EIC Accelerator apoia PMEs (com fins lucrativos) através de:

1. Grant (incentivo não reembolsável)
ou
2. Blended (financiamento combinado):

  • Grant (incentivo não reembolsável)

  • Equity (empréstimo bancário sem juros) 

 

As PME participantes do EIC Accelerator podem usufruir até 12 dias de coaching especializado e gratuito. O coaching pode abranger as áreas de desenvolvimento de negócios, desenvolvimento organizacional, cooperação e financiamento e é disponibilizado através da Enterprise Europe Network (representada em Portugal pelo consórcio EEN-PORTUGAL, liderado pelo IAPMEI).

Como beneficiário do EIC Accelerator, a empresa ganhará visibilidade e aumentará as suas hipóteses de sucesso nos mercados europeu e mundial (o nome da empresa irá passar a constar das plataformas da Comissão Europeia. Por outro lado as empresas selecionadas serão divulgadas nos sites de entidades nacionais, como por exemplo o IAPMEI e a ANI, e também na imprensa).

São ainda disponibilizados pela EEN-PORTUGAL outros serviços de apoio de negócios como a oportunidade de parcerias e networking com investidores, grandes empresas e outros clientes que já obtiveram apoios, através de eventos específicos e da comunidade EIC online.

Todo este processo de escolha de coaches e utilização das plataformas terá o apoio de um ponto de contacto de proximidade (Key Account Manager) que é atribuído logo após o projeto ser aprovado e que acompanhará os promotores ao longo de todo o projeto.
 

Tipos de financiamento e prazos

O EIC Accelerator apoia as empresas no desenvolvimento de um conceito de negócio até o produto, serviço ou processo estar “pronto para o mercado”, tendo em conta a estratégia de crescimento da empresa.
As atividades podem, por exemplo, incluir ensaios, prototipagem, validação, demonstração e testes em condições reais e replicação de mercado. Se a atividade se referir a uma inovação principalmente tecnológica, e tiver um nível de maturidade tecnológica (TRL) entre 6 e 8, poderá ser financiada através de Grant (incentivo não reembolsável). Se tiver um TRL mais elevado poderá obter um financiamento Blended (combinado): Grant (incentivo não reembolsável) + Equity (empréstimo bancário sem juros).

Os projetos selecionados poderão receber entre 0,5 e 2,5 milhões de euros de Grant. Em sede de candidatura, podem também solicitar um valor maior ou menor, mas precisam fundamentar e justificar a necessidade. Os projetos normalmente têm um prazo de execução de 12 a 24 meses, podendo este prazo ser alargado em casos excecionais e bem justificados.

As empresas deverão indicar em sede de candidatura se desejam financiamento Blended (Grant + Equity) e o valor solicitado para Equity. O máximo de financiamento possível por Equity é de €15 milhões.
 
Os projetos em já execução podem, em determinadas circunstâncias, solicitar adicionalmente financiamento “combinado”. Deverão, no entanto, avaliar esta necessidade em sede de candidatura, garantindo desta forma uma estrutura de financiamento fiável.
 

Quem pode apresentar candidatura?

Podem apresentar candidatura Pequenas e Médias empresas (SMEs), com ideias radicalmente novas/disruptivas, sustentadas por um plano de negócios sólido para implantar soluções de inovação comercializáveis ​​e com ambições de expansão.

O EIC Accelerator destina-se apenas às PME com fins lucrativos, incluindo empresas jovens e startups, de qualquer setor. Atualmente apenas empresas individuais (em oposição a consórcios) podem candidatar-se ao EIC Accelerator.

As empresas que se candidatam devem estar estabelecidas num Estado-Membro da UE ou num país associado ao Horizonte 2020. Grandes empresas, centros de pesquisa ou cientistas não se podem candidatar diretamente, mas podem participar de projetos como subcontratados ou terceiros e não precisam estar estabelecidos num Estado-Membro da UE ou país associado.

Consulte a definição de PME na UE  para ver se sua empresa cumpre os critérios necessários. Se não cumprir, aceda ao assistente virtual da EIC  para ver qual instrumento de financiamento à inovação mais adequado para o seu projeto.
 
Consulte também:

eicpontos-chave.png          EICENTREVISTA.png


Como concorrer?
 
Os candidatos terão que enviar uma proposta do seu projeto em formato próprio, disponível aqui que será avaliada remotamente por quatro especialistas independentes. As melhores propostas selecionadas serão convidadas a ir a Bruxelas para se apresentarem perante um júri. Para mais informações, veja como as propostas são avaliadas.

Para se candidatarem, as empresas deverão registrar-se e enviar a sua proposta/candidatura através do Funding & Tenders Portal da União Europeia. Antes de se candidatar, sugerimos que leia todos os detalhes sobre envios, critérios de elegibilidade e admissibilidade e o procedimento de avaliação nas Diretrizes para candidatos e no Programa de Trabalho 2018-2020 no Funding & Tenders Portal da União Europeia.

Também recomendamos que contacte o ponto de contacto da Enterprise Europe Network mais perto de si e solicite apoio se necessário. Veja aqui quais os pontos de contacto da EEN Portugal. 

 
 
Como é feita a comunicação de resultados?
 
O prazo máximo de comunicação de resultados será de 4 meses a partir da data da cut-off (7 de outubro de 2020). A data indicativa para a assinatura dos acordos de subvenção é de no máximo 6 meses a partir da data da cut-off correspondente.



Mais informação útil:

> Webinar | HORIZONTE EUROPA - Oportunidades para PME
eicvideohhorizon.png


> Horizon 2020 Funding and Tenders Portal
> EIC Accelerator Fund Pilot investment Guidelines for Applicants
> Companies funded so far
> Frequently asked questions