Durante o encontro foram dados a conhecer os desenvolvimentos dos projetos em execução no âmbito desta medida do PRR, bem como os seus primeiros resultados, os benefícios esperados e os produtos e serviços com os quais irão contribuir para a região e para a economia nacional.
Do têxtil ao automóvel, das novas tecnologias do hidrogénio à agricultura sustentável, foram apresentados os projetos das Agendas Mobilizadoras em execução, envolvendo 959 empresas e associações empresariais e 112 centros de investigação, com um investimento previsto de 7,7 mil milhões até 2026.
As Agendas Mobilizadoras são desenvolvidas por consórcios que agregam empresas de várias dimensões e diversas entidades do sistema científico e tecnológico, numa aposta na investigação e tecnologia e no trabalho conjunto desta organizações, com vista à transformação da economia portuguesa.
O Primeiro-Ministro, presente no encontro, sublinhou a importância de «as empresas e o sistema científico e tecnológico estarem juntas na mesma mesa e no mesmo projeto», apresentando mais investimento, bem como «centenas de novos produtos, de novos processos ou de novos serviços», além da «criação de 18 mil novos postos de trabalho, 11 mil dos quais altamente qualificados».
Para além do Primeiro-Ministro, António Costa, que classificou o evento como uma «viagem ao futuro», o 1.º Encontro Nacional das Agendas Mobilizadoras, contou com a presença de vários membros do Governo, entre os quais o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, e o Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio.
O IAPMEI fez-se representar pelo Presidente, Luís Guerreiro, e pela Vice-Presidente, Sara Carrasqueiro.