Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

16-07-2025
12ª missão ENVOLVER a Angola encerra o projeto e lança projeto Twinning

Com o fim do projeto ENVOLVER previsto para 31 de julho, terá lugar uma última missão a Angola entre 19 e 30 de julho, com iniciativas em Luanda, Huambo, Lubango e Libolo, das quais se destaca a conferência final “ENVOLVER: o poder da capacitação e inovação no ecossistema empresarial angolano”, agendada para o dia 29 de julho e onde serão apresentados resultados e anunciada a continuidade desta iniciativa através do projeto Twinning.


O IAPMEI coordenou, ao longo dos últimos quatro anos, o projeto ENVOLVER - Projeto de Apoio no Acesso a Financiamento, inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI) do Governo de Angola, assumindo a interlocução com a União Europeia, entidade financiadora desta iniciativa. Este projeto decorreu do protocolo estabelecido entre o IAPMEI e o INAPEM e foi desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

O ENVOLVER teve como objetivo global promover o desenvolvimento de um setor privado sustentável e inclusivo, através da diversificação e melhoria do acesso a serviços financeiros adaptados às micro, pequenas e médias empresas (MPME) e empreendedores angolanos. Foram destinatários principais desta iniciativa o próprio INAPEM, as MPME, as mulheres e os jovens empreendedores, a população rural, os bancos comerciais e a comunidade judicial.

Para atingir este objetivo, foram desenvolvidas iniciativas para:
  • reforçar as capacidades do INAPEM e de outros agentes relevantes para incentivar e alargar o acesso das MPME aos serviços bancários e financeiros;
  • aumentar a literacia financeira e as competências para desenvolver projetos passíveis de financiamento bancário, destacando-se como destinatários as mulheres, os jovens e a população rural;
  • melhorar a capacidade dos bancos comerciais e outras instituições financeiras locais para diversificar serviços financeiros, incluindo instrumentos inovadores;
  • reforçar as competências judiciais em matéria de litígios comerciais.
 
O projeto centrou-se na capacitação de técnicos e dirigentes do INAPEM, quadros bancários e de outras instituições financeiras, membros da comunidade judiciária, rede de mentores, empreendedores e empresários de MPME.

Deste processo de cooperação destaca-se a criação da Rede Nacional de Incubadoras (RNI), destinada a apoiar projetos empresariais com potencial, auxiliando as empresas na elaboração de planos de negócios e dossiers para obtenção de financiamento. Para garantir a sustentabilidade da RNI, foi também proposto um Programa de Apoio Financeiro baseado em vouchers atribuídos às incubadoras certificadas, mediante a prestação de serviços às empresas e empreendedores.


Alguns resultados do projeto:
 
  • 3706 recursos humanos capacitados (1621 mulheres e 2085 homens)
  • 2384 MPME envolvidas;
  • criação de um Centro do Saber;
  • elaboração e aprovação dos Regulamentos necessários para a operacionalização da RNI, da Rede de Mentores e da Rede de Business;
  • lançamento do Programa de Apoio Financeiro através de vouchers para a prestação de serviços de consultoria a MPME, envolvendo 13 incubadoras selecionadas em 4 províncias e cerca de 30 projetos empresariais.
 
A cooperação continuará com o novo Projeto Twinning

Em resultado das atividades desenvolvidas no projeto ENVOLVER, o IAPMEI irá agora liderar um novo projeto Twinning, prolongando o apoio ao INAPEM e garantindo a plena operacionalização da RNI e a sua aplicação a outros projetos empresariais, nomeadamente na Iniciativa para uma Economia Azul Sustentável e Estratégica em Angola, que conta também com a participação do Instituto Camões.

Este projeto Twinning, o primeiro liderado por Portugal, é um instrumento da União Europeia que promove cooperação institucional entre administrações públicas dos Estados-Membros e países parceiros, permitindo a transferência de conhecimento e boas práticas numa lógica colaborativa. O país beneficiário deve mobilizar a sua equipa de forma a garantir uma apropriação duradoura dos conhecimentos e práticas partilhados.

A participação do IAPMEI como líder deste projeto reforça a cooperação institucional com Angola, consolida a influência internacional de Portugal e promove a disseminação de boas práticas administrativas entre Estados-Membros e países parceiros, permitindo ainda uma valiosa aplicação da experiência do IAPMEI em contexto internacional.
 
 
Última atualização
16-07-2025
Avalie este conteúdo
Última atualização
16-07-2025
Avalie este conteúdo