Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

30-01-2023
13 Polos de Inovação Digital selecionados para financiamento comunitário

Na sequência do processo de reconhecimento nacional e de acesso à Rede Europeia de Digital Innovation Hubs (DIH), foram reconhecidas 17 candidaturas para integrarem a Rede Nacional de DIH, sendo que destas, 16 identificaram intenção de acederem à Rede EDIH. Apenas a candidatura liderada pelo CITEVE, com a designação Digi4Fashion, optou somente pelo reconhecimento nacional.


A Rede Nacional de DIH atualmente estabelecida apresenta um foco setorial que garante uma alargada cobertura setorial, minimizando sobreposições e maximizando sinergias. Dispõe de uma abrangência tecnológica, alinhada com a estratégia europeia, dando prioridade à Inteligência Artificial, à Computação de Alto Desempenho e à Cibersegurança, cobrindo ainda um conjunto alargado de outras tecnologias relevantes para o processo de transição digital das PME e Administração Pública.

Quanto à cobertura territorial, garante o acesso das PME de todas as regiões do país, aos serviços a disponibilizar pelos DIH, tendo presente que, dos 17 DIH selecionados, 13 são de abrangência nacional e 4 têm um foco regional (Região Norte, Região Centro, Ilha dos Açores e Ilha da Madeira).

Os resultados da avaliação europeia dos 16 DIH que concorreram ao abrigo do Programa Europa Digital (DIGITAL), foram os seguintes:
  • 3 DIH com cofinanciamento via Programa Europa Digital: DigitalBuilt, Produtech, Attract;
  • 9 DIH com atribuição de Selo de Excelência. Integram a Rede Europeia EDIH, sendo financiados integralmente com verbas nacionais: PT Centro, DIH4Global Automotive, Digihealth, SIH, Connect5, DIH4CN, SFTEDIH, C-Hub, AI4PA;
  • 4 DIH abaixo do threshold: PBDIH, AzDIH, Defense4Tech, InnovTourism. Tendo sido aberta uma 2.ª call europeia, estes 4 DIH apresentaram nova candidatura, estando em causa apenas a atribuição de Selo de Excelência (resultados conhecidos em breve). O financiamento será integralmente suportado por verbas nacionais.
 
Tendo em vista a atribuição de financiamento, foi aberto um concurso dirigido aos 17 Polos de Inovação Digital reconhecidos para integração na Rede Nacional. Foram submetidas 17 candidaturas, com um montante total de investimento de 81 775 320,23 euros, estando prevista a prestação de serviços de transição digital a 6359 empresas, até setembro de 2025.
 
A dotação orçamental afeta é de 60 milhões de euros, tendo sido definida como principal meta que, até 30 de setembro de 2025, 4000 empresas recebam serviços dos DIH.
 
Foi determinado avançar com a análise dos 12 EDIH selecionados pela Comissão Europeia para integração na Rede Europeia, e cofinanciamento europeu (DigitalBuilt, Produtech, Attract) ou  atribuição de Selo de Excelência (PT Centro, DIH4Global Automotive, Digihealth, SIH, Connect5, DIH4CN, SFTEDIH, C-Hub, AI4PA) e do DIH que apenas se candidatou à Rede Nacional (Digi4Fashion), as restantes 4 candidaturas (PBDIH, AzDIH, Defense4Tech, InnovTourism) serão analisadas quando for conhecido o resultado da 2.ª call do Programa Europa Digital, cujos resultados deverão ser conhecidos em breve.
 
As 13 candidaturas analisadas e agora comunicadas com proposta para decisão de “Favorável”, representam um investimento total de 68 098 752,44 euros, estando prevista a prestação de serviços de transição digital a 4977 empresas, até setembro de 2025.
 
Última atualização
30-01-2023
Avalie este conteúdo
Última atualização
30-01-2023
Avalie este conteúdo