Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

20-03-2023
Apoio à produção de hidrogénio e outros gases de origem renovável

Está aberto concurso para projetos de produção de energia renovável, a partir da energia produzida por instalações que utilizem unicamente fontes de energia renováveis.


Aberto até 31 de julho de 2023, este concurso enquadra-se num conjunto de medidas que visam contribuir para o objetivo da neutralidade carbónica, promovendo a transição energética por via do apoio às energias renováveis, com grande enfoque na produção de hidrogénio e outros gases de origem renovável. A iniciativa é operacionalizada através do Fundo Ambiental (FA) e a candidatura deve ser submetida em www.fundoambiental.pt , onde figura o Aviso e respetiva documentação aplicável.
 
O programa abrange o território de Portugal continental e todas as pessoas coletivas, públicas ou privadas, que pretendam desenvolver projetos industriais de produção de hidrogénio renovável e outros gases renováveis, visando quer promover o crescimento económico e o emprego por via do desenvolvimento de novas indústrias e serviços associados,  quer reduzir a dependência energética nacional através do fomento da produção de energia a partir de fontes endógenas, e dessa forma contribuir significativamente para a melhoria da balança comercial e para reforçar da resiliência da economia nacional.
 
Os projetos elegíveis terão apoio através de subvenções não reembolsáveis, sendo que o financiamento por beneficiário e por operação terá uma dotação máxima de € 15 000 000,00 (quinze milhões de euros).
 
O prazo máximo de conclusão das operações, isto é, para que a instalação se encontre no estado operacional, é até ao dia 31 de dezembro de 2025.
 
A dotação do presente financiamento é de oitenta e três milhões de euros, podendo vir a ser reforçada no decurso do procedimento.
 
Última atualização
20-03-2023
Avalie este conteúdo
Última atualização
20-03-2023
Avalie este conteúdo