Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

18-02-2019
Calçado português em força na maior feira internacional do setor

Foram cerca de 90 as empresas portuguesas presentes na MICAM, a maior feira internacional do setor do calçado, que decorreu na semana passada em Milão. Portugal marcou a sua presença com a segunda maior delegação do certame, apenas ultrapassado pela Espanha.


Para além das empresas, responsáveis por mais de 8 mil postos de trabalho e cerca de 500 milhões de euros em exportações, a comitiva lusa contou também com o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e com o Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, que visitaram a feira logo no primeiro dia.

De acordo com a APICCAPS, esta presença em força na MICAM insere-se na sua estratégia de consolidação do calçado português nos mercados externos.


Foi também durante a feira que foi anunciado que Luís Onofre, Presidente da APICCAPS, será o novo líder da Confederação Europeia do Calçado (CEC), uma nomeação que, de acordo com o próprio, «traduz a perceção de que Portugal é, a nível mundial, muito atrativo».


Em 2018, a APICCAPS apresentou um Roteiro do Cluster do Calçado para a Economia Digital, denominado FOOTure 4.0, que prevê um investimento de 50 milhões de euros até 2020, tendo como visão tornar o setor «líder mundial na relação com os clientes, através da sofisticação do produto, da resposta rápida e ao nível de serviço».

Para concretizar essa visão, a APICCAPS e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) criaram um novo ecossistema, envolvendo mais de 70 entidades, entre empresas, startups, universidades, centros de inteligência e entidades do sistema científico e tecnológico.

O FOOTure 4.0 procura explorar as oportunidades criadas pela Indústria 4.0 e definiu quatro prioridades estratégicas: criar formas de interação com o cliente num contexto digital e em rede; melhorar a flexibilidade, tempo de resposta ao cliente, inteligência de negócios e sustentabilidade; qualificar o setor para a Indústria 4.0, tonando-o mais dinâmico, inovador e capaz de criar novos negócios; melhorar a inteligência e imagem do setor.


O Cluster do Calçado e da Moda é um dos clusters reconhecidos pelo IAPMEI em 2017 enquanto organismo responsável pela coordenação do processo de reconhecimento dos clusters nacionais.

 

Última atualização
18-02-2019
Avalie este conteúdo
Última atualização
18-02-2019
Avalie este conteúdo