Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

30-01-2026
Caldas da Rainha distinguida com o prémio Capital Europeia do Pequeno Comércio 2026

Decorreu em Bruxelas em 28 de janeiro a cerimónia de entrega dos prémios Capitais Europeias do Pequeno Comércio (ECoSR), celebrando as cidades de toda a Europa que demonstraram um compromisso excecional com o apoio ao pequeno comércio.


Após as suas apresentações e deliberação do júri, 3 cidades foram selecionadas e premiadas com o título de Capital Europeia do Pequeno Comércio 2026, em cada uma das seguintes categorias:
  • Cidade Vanguarda (5 000 – 50 000 habitantes) - Silandro, Itália
  • Cidade Vibrante (50 000 – 250 000 habitantes) - Caldas da Rainha, Portugal
  • Cidade Visionária (mais de 250 000 habitantes) - Barcelona, Espanha
 
A cidade de Caldas da Rainha foi reconhecida como Cidade Vibrante, pela forma natural como o pequeno comércio se integra na vida da cidade, desempenhando um papel central na união das pessoas e no apoio à economia local.

De acordo com a avaliação, a cidade demonstrou uma forte capacidade de desenvolvimento, respeitando as suas tradições. Ajuda as empresas locais a adaptarem-se a novas formas de trabalho, a conectarem-se com os visitantes e a beneficiarem de eventos culturais e atividades criativas, investindo também em espaços urbanos sustentáveis.

Caldas da Rainha destacou-se pela sua abordagem acolhedora e humana ao comércio e pela criação de um centro urbano onde as pequenas empresas continuam a prosperar e a desenvolver-se. O programa de atividades que a cidade propõe oferece um grande potencial de replicação noutras cidades europeias.

Estas cidades entram agora em seu ano de reconhecimento, que inclui 12 meses de alta visibilidade e promoção em toda a Europa em atividades de networking e troca de conhecimento.

Este reconhecimento eleva o papel dos pequenos negócios retalhistas como fonte vital de renda local e vida comunitária e é reforçado pelo apoio financeiro direcionado que promove as melhores práticas das cidades na criação de ambientes onde as pequenas empresas do setor do comércio possam crescer e prosperar.

Para além da própria competição, o programa Capitais Europeias do Pequeno Comércio está a construir uma comunidade de cidades europeias empenhadas na promoção do pequeno comércio. As cidades vencedoras e finalistas são incentivadas a partilhar experiências e a criar um impacto de longo prazo na Europa.

Saiba mais sobre as cidades vencedoras

Saiba mais sobre este programa
 
Última atualização
30-01-2026
Avalie este conteúdo
Última atualização
30-01-2026
Avalie este conteúdo