A adesão ao Programa é um gesto simples, mas de enorme impacto: representa o compromisso de cumprir os prazos acordados com fornecedores e parceiros, reforçando a confiança, a solidez e a sustentabilidade da economia portuguesa.
Hoje, a realidade continua preocupante: 80% das empresas nacionais não cumprem os prazos de pagamento e apenas 4% das grandes empresas o fazem. Este incumprimento está na origem de 25% das falências na Europa.
Pagar a horas não é apenas uma boa prática, é um investimento essencial para o futuro das empresas e do país. De acordo com estudos, pagar pontualmente pode duplicar o crescimento da economia portuguesa.
O Compromisso Pagamento Pontual é promovido pela ACEGE, CIP, IAPMEI, APIFARMA e Ordem dos Contabilistas Certificados, com o apoio da INFORMA D&B e do Banco Santander.
Atualmente, o movimento já reúne mais de 2 500 organizações, entre empresas de todas as dimensões, associações empresariais, entidades públicas e autarquias locais.
Ao aderir, a sua organização receberá o Diploma e os Selos Oficiais de Adesão 2026, que poderá usar na sua comunicação, e será publicamente reconhecida nas sessões públicas de entrega a realizar em janeiro de 2026.
Aceda aqui para dar início ao processo de adesão.
Para esclarecimentos adicionais consulte o site do Programa de Compromisso Pagamento Pontual ou contacte pagamentospontuais@acege.pt.