Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

15-01-2021
Conheça as novas medidas de apoio às empresas

O Governo apresentou ontem os novos apoios às empresas afetadas pelas medidas de contenção da pandemia.


Numa conferência de imprensa conjunta com a Ministra da Cultura, que apresentou os apoios dirigidos ao setor cultural, o Ministro de Estado da Economia e da Transição Digital sublinhou a necesidade de celeridade na disponibilização das novas medidas. Assim, destacam-se:

 
>> alargamento e reforço do programa APOIAR:

     >> aumentando os montantes e os limites por empresa;
     >> antecipando o pagamento da segunda fatia de apoios;
     >> estendendo a compensação relativa às quebras de faturação do 4.º trimestre de 2020
     >> pagando um apoio extraordinário para compensar os custos fixos não salariais durante o período de confinamento
.

O APOIAR compensava a perda de faturação nos três primeiros trimestres de 2020 por comparação com os três primeiros trimestres de 2019, pagando 20% dessa quebra de faturação, com limites segundo a dimensão da empresa. O novo modelo estende e reforça estes apoios, compensando as perdas de faturação no 4.º trimestre e apoiando, por antecipação para o 1.º trimestre de 2021, com o equivalente ao do 4.º trimestre de 2020. 
 
>> acesso imediato, por parte das empresas com atividade encerrada, ao regime de layoff simplificado, com reforço de remuneração dos trabalhores;
 
>> ainda no apoio ao emprego, os trabalhadores por conta de outrem que ganham até três salários mínimos recebem 100% do salário, e para os trabalhadores independentes foi reativado o apoio à redução da atividade, passando a incluir os que estão isentos de contribuições.

Para sócios gerentes, foi reativado o apoio à redução de atividade, sem prejuízo do acesso ao apoio à reforma progressiva.

Os trabalhadores informais e de serviço doméstico têm também acesso ao apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores.
 
>> suspensão dos processos de execução fiscal em curso ou em vias de instauração pela Segurança Social e pela Autoridade Tributária;
 
>> reabertura da linha de crédito garantida pelo Estado para os setores mais afetados pelas medidas de mitigação da pandemia, no valor de 400 milhões de euros.

O sistema bancário disponibilizará a linha de crédito para a empresas exportadoras e para as empresas de eventos, que se caracterizam pela possibilidade de conversão de 20% do valor do crédito em subsídio a fundo perdido, mediante manutenção de postos de trabalho.
 


A concretização destes apoios depende da sua regulamentação, pelo que não se encontram ainda disponíveis.


Mais informação aqui.

 
Última atualização
15-01-2021
Avalie este conteúdo

Documentos para download


Programas e apresentações

Última atualização
15-01-2021
Avalie este conteúdo