Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

26-04-2023
Ferramenta de gestão de indicadores ESG

O BCSD Portugal lançou ferramenta que pretende ajudar as empresas a reportar informação não-financeira.


O BCSD Portugal lançou uma ferramenta de análise e monitorização do grau de maturidade das empresas em sustentabilidade e de gestão de indicadores ambientais, sociais e de governo corporativo (ESG, na sigla inglesa), ajudando-as a evoluir na sua jornada de sustentabilidade e a monitorizar o seu desempenho.

Disponível para qualquer empresa, independentemente da atividade, setor ou dimensão, esta ferramenta mede, avalia, e monitoriza o desempenho ESG das empresas, com base em 20 objetivos ambientais, sociais e de governança, e apresenta recomendações baseadas no setor e na materialidade da empresa (plano de ação).

Qualquer empresa pode realizar a autoavaliação do seu grau de maturidade em sustentabilidade e conhecer o respetivo posicionamento na jornada de sustentabilidade, podendo identificar oportunidades de melhoria e boas práticas que podem implementar.

Para as empresas que já são ou se tornem signatárias da Carta de Princípios do BCSD Portugal, a ferramenta possibilita ainda a gestão e monitorização dos indicadores ESG, disponibiliza um Plano de Ação e respetivos toolkits de apoio à execução dessas prioridades e possibilita também a identificação de objetivos materiais e metas a atingir.

A ferramenta pretende, em breve, apresentar duas novas funcionalidades: Reporting, para que as empresas possam extrair os seus relatórios; e Benchmarking, que permitirá às empresas comparar o seu desempenho com as demais empresas.
 
ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (ambiente, social e governança empresarial) e no mercado financeiro sintetiza uma série de critérios de conduta que devem ser adotados pelas empresas para que possam ser consideradas saudáveis e lucrativas financeiramente e conscientes a nível social e ambiental. 
  • Ambientais: indicam o comportamento da empresa em relação aos problemas ambientais como mudanças climáticas, esgotamento de recursos, tratamento de resíduos e poluição.
  • Sociais: indicam como a empresa gere o relacionamento com os seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade em que se insere e incluem questões de saúde e segurança.
  • Governança: referem-se a políticas empresariais e de governança empregues, e incluem estratégia tributária, remunerações, liderança da empresa, direitos dos sócios e acionistas, e aspetos estruturais ou de corrupção.


Saiba mais sobre a Ferramenta da Jornada 2030.



 
Última atualização
26-04-2023
Avalie este conteúdo
Última atualização
26-04-2023
Avalie este conteúdo