Atendendo a que existem, no universo das PME, diferentes graus de maturidade tecnológica das empresas, os workshops foram organizados em três níveis: o nível 1, dirigido a empresas que ainda não dispõem de soluções de BI; o nível 2, para empresas que possuem soluções muito rudimentares de BI; e o nível 3, vocacionado para organizações a empresas que possuem soluções sofisticadas de BI.
Os workshops (nível 1), contaram com a participação de cerca de 40 empresas, tendo sido disponibilizada aos participantes, pelo parceiro Visual ThinKing, a ferramenta SAFTboard, criada para simplificar a análise de ficheiros SAFT-T, que são enviados mensalmente à Autoridade Tributária.
O segundo workshop desta série (nível 2), que capacitou outras 14 empresas, teve como tema a “Gestão de campanhas de marketing direto” e contou com o parceiro tecnológico IBM, que disponibilizou a todos os participantes a ferramenta IBM SPSS Statistics, módulo Direct Marketing.
No próximo dia 29 de setembro, decorrerá um workshop de nível 3 onde irão ser demonstradas diversas soluções e casos reais, com particular foco na área da análise de dados e inteligência artificial. Esta ação será dinamizada pela Google e conta com a participação de empresas como a FARFETCH Portugal, a IKEA, a Tintex, Grupo Amorim, entre outras.