Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

20-06-2023
INEGI cria plataforma para reutilizar excesso de energia térmica

A plataforma online EMB3Rs permite analisar de forma integrada diferentes soluções de aproveitamento de calor residual, fazendo a correspondência entre quem produz e quem consome.


O Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), no Porto, desenvolveu uma plataforma que apresenta soluções para recuperar, converter, transportar e reutilizar o excesso de energia térmica, aproximando consumidores e produtores.

De acordo com o INEGI, a plataforma possibilita aos utilizadores explorar de forma autónoma as soluções possíveis para rentabilizar a energia em excesso e, ao reduzir o tempo necessário à realização de estudos de viabilidade técnica e económica, é um recurso ideal para as pequenas e médias empresas (PME) que tipicamente têm menores recursos para investir.

No setor industrial há empresas que geram calor em excesso e outras que procuram calor para utilizar nos seus processos industriais, mas também consumidores que procuram aquecer as suas casas, sendo objetivo desta plataforma promover o encontro dos excedentes com as necessidades de consumo.

A plataforma, que é gratuita está disponível online em EMB3Rs.
 
Última atualização
20-06-2023
Avalie este conteúdo
Última atualização
20-06-2023
Avalie este conteúdo