Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

18-01-2019
OIT disponibiliza relatório sobre Portugal

Já está disponível o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre “Trabalho digno em Portugal 2008-2018: da crise à recuperação”.


O documento aborda a saída de Portugal da crise, sobressaindo das suas conclusões que o diálogo social entre o governo e os parceiros sociais antes, durante e depois da crise foi fundamental para a recuperação do país.

De acordo com o estudo, «a experiência portuguesa não corrobora a ideia convencional de que é possível acelerar o ajustamento e recuperar rapidamente a competitividade internacional através da redução dos custos do trabalho e da flexibilização do mercado de trabalho».

De referir ainda que Guy Ryder, Diretor Geral da OIT, no prefácio do relatório afirma que «Portugal constitui um exemplo claro de uma recuperação bem sucedida e célere da economia e do mercado de trabalho, sem comprometer os direitos dos trabalhadores».

«Só quando os países ultrapassam a aplicação de políticas de consolidação orçamental é que o crescimento acentuado e inclusivo assente nos princípios universais do trabalho digno é possível”, acrescenta o responsável.


Consulte o relatório “Trabalho digno em Portugal 2008-2018: da crise à recuperação”.

 
Última atualização
18-01-2019
Avalie este conteúdo
Última atualização
18-01-2019
Avalie este conteúdo