Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

13-11-2024
Observatório dos ODS nas empresas portuguesas | Divulgação de resultados

Foram hoje apresentados os resultados do terceiro ano de atividade do Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas empresas portuguesas, um projeto criado pela Católica-Lisbon com o objetivo de perceber de que forma é que as nossas empresas estão a fazer a transição para uma gestão sustentável dos seus negócios e a incorporar os princípios preconizados pela Agenda 2030 das Nações Unidas nas suas estratégias de governação.


Durante o período em análise - ano 2023 - foram recolhidos dados através de inquéritos, entrevistas e análise dos relatórios de sustentabilidade de 58 grandes empresas e 132 PME envolvidas, complementados por estudos nacionais e internacionais e entrevistas com especialistas em Portugal.

Neste terceiro relatório o Observatório dos ODS nas Empresas Portuguesas elaborou uma análise agregada e comparativa entre os dados recolhidos no Ano 1, Ano 2 e Ano 3 do projeto.

As conclusões do estudo revelam cerca de 14% das PME envolvidas neste estudo já publicam o seu relatório de Sustentabilidade, que 66,7% das PME vêm os ODS como uma oportunidade de negócio, 40,1% já incorporam os ODS nas suas estratégias e 6,8% definem as suas estratégias de acordo com os ODS sendo que 71,2% destas escolhe os ODS estratégicos de acordo com a sua estratégia de negócio.

Verificou-se, assim, uma evolução positiva nestes dados em relação ao ano anterior, embora ainda haja trabalho a realizar pelas PME nacionais.

A falta de conhecimento sobre os ODS e sobre como os operacionalizar foram identificados pelas PME em estudo como principais barreiras, sendo também referidos como barreiras relevantes a falta de recursos financeiros e humanos para a plena implementação.

A apresentação destes resultados foi comentada numa mesa-redonda, na qual participou o Vice-Presidente do IAPMEI, Nuno Gonçalves, onde foram analisados e discutidos o cenário atual e os seus desafios, as transformações em curso e os caminhos possíveis para um maior impacto das empresas na área da sustentabilidade.


O IAPMEI faz parte do Advisory Board, que conta ainda com o apoio do BPI, Fundação La Caixa, e Fundação Francisco Manuel dos Santos.


Consulte o relatório na íntegra aqui.

 
Última atualização
13-11-2024
Avalie este conteúdo
Última atualização
13-11-2024
Avalie este conteúdo