Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

23-05-2025
Portugal e o EU Clean Industrial Deal

Decorreu na passada quarta-feira (dia 21 de maio) a sessão “Portugal e o EU Clean Industrial Deal", promovida pela EY Portugal, com o intuito de perceber de que forma pode este pacto proposto pela Comissão Europeia contribuir para (re)industrializar Portugal e acelerar a transição energética.


O evento contou com a participação do Vice-Presidente do IAPMEI, Nuno Gonçalves numa abordagem ao futuro da indústria e da sustentabilidade em Portugal e na Europa.

O Clean Industrial Deal (Pacto para a Indústria Limpa) é um plano para a competitividade e a descarbonização, que define ações concretas para transformar a descarbonização num motor de crescimento para as indústrias europeias. Entre essas ações contam-se a redução dos preços da energia, bem como a criação de empregos de qualidade e das condições adequadas para que as empresas prosperem. 

O pacto apresenta medidas para impulsionar todas as fases da produção, com destaque para:  
 
  • as indústrias com utilização intensiva de energia como o aço, os metais e os produtos químicos, que necessitam urgentemente de apoio para se descarbonizar, transitar para energias limpas e combater os elevados custos, a concorrência desleal a nível mundial e a complexidade da regulamentação;
 
  • o setor das tecnologias limpas que está no cerne da competitividade futura e é necessário para a transformação industrial, a circularidade e a descarbonização. 
 
A circularidade é também um ponto-chave para reduzir os resíduos e prolongar a vida útil dos materiais, promovendo a reciclagem, a reutilização e a produção sustentável. A maximização dos recursos limitados da União Europeia e a redução das dependências excessivas, em relação aos fornecedores de matérias-primas de países terceiros, são cruciais para um mercado competitivo e resiliente.   

Saiba mais
 
 
Última atualização
23-05-2025
Avalie este conteúdo
Última atualização
23-05-2025
Avalie este conteúdo