Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

15-05-2023
Previsões económicas para Portugal

Comissão Europeia revê em alta as previsões económicas para Portugal


Os dados hoje publicados pela Comissão Europeia apresentam uma revisão das previsões económicas para a economia nacional para este ano, apontando para que o Produto Interno Bruto (PIB) português avance 2,4%.
 
A atividade económica recuperou no início de 2023, ajudada por um novo aumento do turismo. O setor externo foi o principal motor de crescimento no 2023, beneficiando da recuperação das cadeias de abastecimento mundiais e de um aumento muito forte das visitas turísticas, em especial da América do Norte.

A recuperação acentuada nos reservatórios de água de Portugal também apoiou o equilíbrio externo, uma vez que a recuperação da produção de energia hidroelétrica doméstica reduziu a procura de importação de eletricidade e gás natural.
 
indicadores-(1).png
Projeta-se que o crescimento económico enfraqueça em 2023-T2 e recupere nos trimestres seguintes, no contexto de uma recuperação gradual do rendimento disponível real e do consumo privado das famílias.

O crescimento do investimento deverá também melhorar, uma vez que se prevê que a queda dos preços mundiais das matérias-primas e a recuperação das cadeias de abastecimento mundiais, juntamente com as entradas esperadas de fundos da UE, compensem o impacto negativo das taxas de juro mais elevadas. Em termos de ano inteiro, o crescimento real do PIB deverá abrandar, passando de 6,7 % em 2022 para 2,4 % em 2023 e 1,8 % em 2024.
 
No setor externo, prevê-se que as exportações aumentem muito mais rapidamente do que as importações em 2023, devido principalmente ao forte desempenho no setor do turismo.

Em 2024, prevê-se que as importações cresçam mais rapidamente do que as exportações, em consonância com a recuperação do consumo privado e do investimento.

Em termos nominais, prevê-se que o saldo externo de Portugal beneficie substancialmente da queda dos preços da energia em 2023 e dos preços mais elevados do turismo, o que conduz a uma melhoria acentuada do saldo da balança corrente.
 
 
Última atualização
15-05-2023
Avalie este conteúdo
Última atualização
15-05-2023
Avalie este conteúdo