Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

16-10-2017
Vencedor nacional do 'Ideas from Europe' é conhecido esta sexta-feira

É já na próxima sexta-feira, dia 20 de outubro, que é conhecido o vencedor da fase nacional do concurso 'Ideas from Europe', que vai representar Portugal na semi-final de Tallinn, entre 22 e 24 de novembro!


A entrega do prémio à melhor ideia a concurso, será precedida pela apresentação de todos os pitchs selecionados para esta fase, numa sessão que vai ter lugar no IAPMEI e que conta com a presença da Secretária de Estado da Indústria Ana Lehman.

Os projetos que vão ser apresentados passaram já por duas fases: uma de seleção; outra de avaliação. 
Em primeiro lugar, a Rede Nacional de Incubadoras (RNI) sinalizou um grupo de startups com projetos com potencial vencedor, que foram posteriormente convidadas a concorrer pelo SME Envoy nacional. Seguidamente, houve lugar a uma primeira avaliação dos pitchs apresentados pelos concorrentes. A fase nacional, termina, assim, esta sexta-feira, com a derradeira avaliação da apresentação presencial dos pitchs, sendo a comunicação da ideia um elemento a ser valorizado pelo júri nacional, que é presidido pelo SME Envoy nacional (representado pelo Presidente do IAPMEI) e composto também pelo representante do ponto de contato nacional para o Small Business Act (SHERPA) e por um representante da RNI.

A ideia vencedora será selecionada com base no seu caráter inovador e na qualidade das suas propostas para a resolução de desafios globais, com impacto social e económico (Sustainable Development Goals), devendo ainda corresponder a necessidades tanto do ponto de vista dos cidadãos como do negócio, demonstrar ter mercado, assumir-se como uma tendência futura e comprovar a sua viabilidade.



O 'Ideas from Europe' é uma iniciativa conjunta da rede 'SME Envoy' e do Governo holandês que consiste numa competição destinada a empreendedores que tem como principal objetivo identificar nos Estados-membros ideias inovadoras que ajudem a resolver desafios globais, com impacto social e económico. O projeto vencedor do 'Ideas from Europe' será apresentado a potenciais investidores que apoiem no seu scaling up.

A organização da competição aponta ainda como objetivos gerais do concurso:
• Inspirar potenciais empreendedores, mostrando ao mundo os melhores empreendedores da Europa e as suas ideias;
• Promover um processo ascendente de policy-making através do uso de policy labs;
• Empenhar e ligar empreendedores com skakeholders relevantes, visando o scaling up;
• Acelerar o scaling up de empresas que reúnam os requisitos necessários em todas as indústrias;
• Resolver desafios globais e aumentar o impacto económico.

Os projetos vencedores de cada país vão disputar a semi-final que se realiza em Tallinn, na Estónia, entre 22 e 24 de novembro, por ocasião da SME Assembly 2017. De todos os projetos apresentados perante uma audiência repleta de potenciais investidores, serão selecionados os nove melhores que vão competir na grande final que terá lugar na Primavera de 2018, na Holanda.
Além destes nove finalistas, será selecionada uma décima ideia para a final, que será apurada através de uma votação pública, a decorrer em janeiro de 2018.


Conheça os concorrentes à fase nacional do 'Ideas from Europe'.

Saiba mais informação sobre o 'Ideas from Europe' e conheça alguns dos semi-finalistas já apurados noutros países.

 

Última atualização
16-10-2017
Avalie este conteúdo
Última atualização
16-10-2017
Avalie este conteúdo