MISSÃO E OBJETIVOS
O Polo DIGI4FASHION apresenta um caráter setorial, focado nos setores do têxtil, vestuário, calçado e marroquinaria, muito relevantes para o tecido económico e social nacional e com um papel relevante nas estratégias de reindustrialização da Europa.
A Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV) portuguesa está localizada na região do Ave e Cávado, onde criou um forte ecossistema regional. Agrega cerca de 6.000 empresas e emprega 138.750 trabalhadores. A ITV portuguesa exporta cerca de 70% do que produz.
A Fileira do Calçado, onde se inclui as indústrias do calçado, marroquinaria e componentes, está maioritariamente localizada na Zona Norte, com realce para os polos de Felgueiras/Guimarães e S. João da Madeira/Feira/Oliveira de Azeméis, e na Zona Centro, para a freguesia da Benedita, Alcobaça. Exporta cerca de 95% da sua produção.
O Digi4Fashion tem como objetivo ser uma referência nacional para o setor da moda têxtil, vestuário, calçado e marroquinaria, no apoio, disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas, em especial as PME, através da oferta de serviços e de iniciativas em torno do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias.
ATIVIDADE E SERVIÇOS
O Polo DIGI4FASHION agrega e dinamiza um ecossistema de inovação, que inclui:
- Empresas das fileiras industriais envolvidas, com foco nas PME, e nas grandes empresas;
- Empresas de TIC, com atuação nos setores visados, e transversais;
- Empresas de tecnologias avançadas de produção;
- Profissionais dos setores envolvidos;
- CITs com competências digitais e focadas nos setores visados;
- Empreendedores e Startups;
- Admininstração pública;
- Universidades e Institutos Politécnicos;
- Outros PID.
O envolvimento destes atores, com diferentes valências e expectativas, é importante para oferecer um conjunto de serviços com valor para os seus públicos-alvo, a inserir nos quatro eixos:
- Experimentação e teste de tecnologias digitais na fase prévia ao investimento;
- Qualificação e formação em competências digitais;
- Apoio na procura de financiamento para investimento;
- Atuação como facilitador.
Sendo o público-alvo as empresas dos setores do têxtil, vestuário, calçado e marroquinaria, a área de atuação territorial acaba por ficar identificada em termos regionais, com o Norte a sobressair, e o Centro em segundo lugar.
ÁREAS DE COMPETÊNCIA DIGITAL
CIÊNCIA DOS DADOS
E BIG DATA
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INTERNET DAS COISAS
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REALIDADE VIRTUAL
E AUMENTADA
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LEGENDA: Maior especializaçao: ●●●●● | Menor especialização: ●○○○○ |
SETORES ABRANGIDOS
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ECONOMIA CIRCULAR
AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
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LEGENDA: Maior especialização: ●●●●● | Menor especialização: ●○○○○ |
LINKS
Polos de Inovação Digital