Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

Indústria 4.0

Banner_1400x300.jpg


Com a iniciativa Indústria 4.0, integrada na Estratégia Nacional para a Digitalização da Economia, pretende-se gerar condições favoráveis ao desenvolvimento da indústria e serviços nacionais no novo paradigma da Economia Digital, através de um conjunto de medidas que assentam em três eixos de ação:

1. Acelerar a adoção da i4.0 pelo tecido empresarial português
Dotar o tecido empresarial com conhecimento e informação através do programa Capacitar i4.0, implementado em conjunto com a iniciativa InCoDe.2030, do qual o IAPMEI é um dos agentes dinamizadores, e promover um conjunto de ferramentas que facilitem a transformação empresarial.

2. Promover os fornecedores tecnológicos portugueses como players i4.0
Capitalizar o ecossistema científico e tecnológico, criando um contexto favorável ao desenvolvimento de startups i4.0 que possam apresentar projetos com impacto na digitalização da economia.

3. Tornar Portugal um pólo atrativo para o investimento em i4.0
Comunicar Portugal enquanto HUB de partilha de experiências e know-how para atração de recursos, criando condições favoráveis (legais e fiscais) para o investimento direcionado à Indústria 4.0.
 




O programa Indústria 4.0 encontra-se atualmente na Fase II, que contempla um conjunto de medidas aceleradoras e recomendações assentes em três eixos: Generalizar, Capacitar e Assimilar. Tendo sido elaborada com base no contributo de mais de 50 entidades, esta Fase pretende ser transformadora em relação à Fase I, que foi sobretudo demonstradora e mobilizadora.