Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
PME Excelência 2014


 


Um total de 1845 empresas, representativas de vários setores de atividade, de norte a sul do país, foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2014.

O universo das PME Excelência 2014 cresceu mais de 67% relativamente ao ano anterior. Os números não refletem menor exigência na atribuição da distinção, uma vez que os requisitos base foram mantidos face à edição anterior, revelando, sim, uma melhoria generalizada nos desempenhos das PME nacionais, que apresentaram subidas médias muito substanciais nos seus indicadores económico-financeiros, melhorando os seus resultados em praticamente todos os indicadores.

Quando comparados com os últimos dados disponíveis da análise de empresas não financeiras do Banco de Portugal, verifica-se que há um enorme desvio da média apresentada pelas empresas em geral, o que faz com que as PME Excelência funcionem como motor da economia nos seus setores ou regiões.

São empresas que apresentam rácios de solidez financeira e de rendibilidade muito acima da média nacional e que têm conseguido atuar em contraciclo, aliando um crescimento médio das vendas de 15%, com o aumento das exportações situado nos 16%, duas vezes e meia acima quando comparado com os resultados da estrutura empresarial nacional.

Com autonomias financeiras médias superiores a 54%, as PME distinguidas registam rendibilidades muito acima da média nacional, com crescimentos que ultrapassam os 40% ao nível dos capitais próprios, das vendas, e do ativo, valores que confirmam o perfil superior destas empresas em termos de desempenho.

Mais de 64% das empresas pertencem aos setores da Indústria e do Comércio, seguidos do Turismo e dos Serviços, com cerca de 12% de representatividade cada um.

Em conjunto as PME Excelência 2014 são responsáveis por mais de 69 mil empregos e concentram-se sobretudo nos distritos do Porto (19%), Lisboa (17%), Aveiro (13%), Braga (12%) e Leiria (9%).


Os critérios PME Excelência 2014 podem ser consultados aqui.

Lista de empresas distinguidas com o estatuto PME Excelência 2014