Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

15-04-2019
Indústria 4.0 | Governo lança Fase II do programa

O Ministério da Economia apresentou na semana passada as medidas que integram a Fase II do programa Indústria 4.0, num evento multifacetado, que contou com a presença do Primeiro-Ministro e do Ministro Adjunto e da Economia.


Durante o encontro, houve ainda espaço para uma mostra tecnológica nacional, a Feira da Indústria do Futuro, e também para um conjunto de sessões paralelas sobre temas chave relacionados com a temática da digitalização da economia portuguesa, como Ciber Segurança, Financiamento, Inteligência Artificial, Ecommerce, Smartfactories e Work 4.0.

Composicao_i40noticia.png

Veja a reportagem fotográfica completa do evento aqui.



A Fase II do programa Indústria 4.0 contempla um conjunto de novas medidas aceleradoras e recomendações assentes em três eixos: Generalizar, Capacitar e Assimilar.

As medidas incluem a partilha de conhecimento, experiências e benefícios como forma de estimular a transição massificada para a i4.0 através, designadamente, de uma ferramenta que permite às empresas fazer um autodiagnóstico sobre a sua maturidade digital - a Shift to 4.0.

Decorrerá um Roteiro para o Conhecimento i4.0, promotor dodiálogo entre a academia e empresas, com reforço da iniciativa Open Days i4.0, que visa a apresentação e promoção de boas práticas.

Será criada também criada uma rede de academias i4.0 nas em parceria com o IEFP e MTSS, para que se desenvolvam planos de qualificação dos seus colaboradores (learning factories).

A nova fase do programa Indústria 4.0 prevê também um conjunto de medidas para a promoção, facilitação e financiamento do acesso das empresas à experimentação de métodos e tecnologias i4.0, bem como o suporte do seu scale-up e transição digital, sendo disponibilizadas soluções de crédito adequadas às necessidades.

Serão lançados novos apoios à Inovação Produtiva e, entre outras medidas, serão criadas plataformas de colaboração tecnologia-indústria e promovida formação em cibersegurança.


A Fase II do programa Indústria 4.0, criada para dar resposta à 4.ª Revolução Industrial (a digital), é lançada com o objetivo de dar cumprimento a uma década de convergência sustentada com a União Europeia, inscrita na Estratégia Nacional para o Horizonte 2030.

Elaborada com contributos de mais de 50 entidades, a Fase II da Indústria 4.0 caracteriza-se como transformadora em relação à Fase I, que foi sobretudo demonstradora e mobilizadora.


A primeira fase do programa Indústria 4.0, lançada em 2017, baseava-se em seis eixos de atuação prioritária: capacitação dos recursos humanos, cooperação tecnológica, criação da startup I4.0, financiamento, apoio ao investimento, internacionalização e adaptação legal e normativa.

Das 64 medidas contempladas no lançamento da iniciativa, 95% foram executadas, abrangendo mais de 24 mil empresas e 550 mil pessoas.

Nesta nova fase da iniciativa, estima-se a mobilização de investimentos públicos e privados no valor de 600 milhões de euros nos próximos dois anos. Pretende-se envolver nas várias iniciativas 20 mil empresas, formar mais de 200 mil trabalhadores e financiar mais de 350 projetos transformadores.

 

Última atualização
15-04-2019
Avalie este conteúdo

Documentos para download


Perguntas frequentes

Última atualização
15-04-2019
Avalie este conteúdo