Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

07-03-2024
Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado | CTCP apela à participação das empresas do setor

O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) apela à participação das empresas do setor num questionário no âmbito do Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado, um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) através da sua Componente 11 - Descarbonização da Indústria.


O Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado tem como objetivo envolver todos os stakeholders e entidades ligadas à fileira do calçado, materializando-se num documento, que será uma ferramenta crucial para orientar a descarbonização do setor, estabelecendo metas ambiciosas alinhadas com o Roteiro de Neutralidade Carbónica (RNC2050) e os objetivos europeus do setor.

O projeto também abrange a produção de três cadernos técnicos setoriais específicos para as áreas industriais da fileira do calçado: produção de componentes (como solas), marroquinaria e produção de calçado. Cada caderno técnico terá indicadores diferenciados, refletindo as especificidades de cada área.

Além disso, este Roteiro prevê o desenvolviento de uma ferramenta de cálculo de emissões de GEE e um selo/marca comprovativo a ser utilizado pelas empresas que participam ativamente no Roteiro, evidenciando o seu compromisso e empenho na implementação das ações propostas.

Saiba mais sobre o Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado e participe no questionário até 27 de março.


A medida Roteiros para a Descarbonização da Indústria integra a Componente 11 - Descarbonização da Indústria do PRR e tem como objetivo apoiar atividades ou projetos que, entre outros, ajudem na mitigação das alterações climáticas, através de ações que contribuam para a descarbonização da economia e, desta forma, para o cumprimento de metas, designadamente no domínio da descarbonização, das energias renováveis e da eficiência energética.

Os beneficiários finais são associações empresariais e centros tecnológicos dos diferentes setores industriais com competências técnicas orientadas para a valorização da atividade industrial.
 

Última atualização
07-03-2024
Avalie este conteúdo
Última atualização
07-03-2024
Avalie este conteúdo