Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

Roteiros de Descarbonização da Indústria
Conheça o perfil das candidaturas submetidas ao concurso dos Roteiros para a Descarbonização da Indústria:




________________________________________________________________________________________




>> OBJETIVOS
Apoiar, atividades ou projetos que, entre outros, ajudem na mitigação das alterações climáticas, através de ações que contribuam para a descarbonização da economia e, desta forma, para o cumprimento de metas, designadamente no domínio da descarbonização, das energias renováveis e da eficiência energética.

>> BENEFICIÁRIOS FINAIS 
Associações empresariais e centros tecnológicos dos diferentes setores industriais com competências técnicas orientadas para a valorização da atividade industrial. Podem candidatar-se entidades individualmente ou em consórcios (conjunto de entidades, como referido acima, associações empresariais e centros tecnológicos com as condições acima mencionadas).

>> ÁREA GEOGRÁFICA DE APLICAÇÃO
Os projetos a apoiar devem ser desenvolvidos no território nacional, devendo as entidades integrantes dos consórcios ter um estabelecimento legalmente constituído em qualquer uma das regiões NUTS II.

>> TIPOLOGIA DE PROJETOS
Projetos na área da capacitação das empresas e elaboração de instrumentos de informação, que deem resposta nomeadamente, à elaboração ou atualização relevante de Roteiros setoriais para a neutralidade carbónica  que permitam identificar as soluções tecnológicas e de alteração de processos mais inovadoras, eficazes, específicas para a indústria nacional e eficientes em termos de custos e incorporando maior inovação, promovendo a sua discussão e disseminação, bem como a capacitação dos recursos humanos e a dinamização de redes de empresas visando a sua implementação. Serão privilegiados os projetos que incidam em setores com maior potencial de tradução de efeitos ao nível da descarbonização.


________________________________________________________________________

DOCUMENTOS
Republicação Aviso N.º 01/C11-i01/2021
Aviso de Abertura de Concurso N.º 01/C11-i01/2021
Despacho n.º 12047-A/2021 | Constitui o Comité Coordenador para as iniciativas da Descarbonização da Indústria
Portaria n.º 325-A/2021, de 29 de dezembro | Aprova o Regulamento do Sistema de Incentivos «Descarbonização da Indústria»
FAQ

LINKS
PRR | Recuperar Portugal

 
A Componente 11 - Descarbonização da Indústria integra a Dimensão Transição Climática do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e visa alavancar a descarbonização do setor industrial e empresarial e promover uma mudança de paradigma na utilização dos recursos. SAIBA MAIS >>