Histórias de Sustentabilidade | Podcast "Ser Sustentável"
Partilhar histórias de projetos empresariais, que, nos mais variados setores, elegeram a sustentabilidade como uma aliada para as suas estratégias de negócio. É este o objetivo do novo espaço de divulgação ‘Ser Sustentável’, lançado pelo IAPMEI, numa parceria com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias.
Um ciclo de 12 podcasts, de empresas para empresas, com exemplos inspiradores para conhecer e adaptar por quem está agora a iniciar o seu percurso na área da sustentabilidade.
O projeto conta com a parceria da Rede Mulher Líder e foi apoiado pelo POAT 2020, através do FEDER.
Fique a conhecer as histórias já contadas:
> Grupo Burel Mountain Originals: ‘O interior como berço de uma nova vida’
> Belcinto: ‘A produção sustentável com garantia vitalícia’
> Louritex: ‘Reciclagem made in Oeste’
> Colquímica: ‘Quando a sustentabilidade é a cola que une continentes’
> Fraunhofer Portugal: ‘A investigação por um mundo mais sustentável’
> Gelpeixe: Os congelados portugueses que alimentam “desde a entrada à sobremesa”
> Luís Simões: ‘A sustentabilidade também se faz sobre rodas’
> Montiqueijo: ‘Retribuir à comunidade o que ela dá'
> Grupo Nabeiro: ‘A alma é o segredo do negócio'
> Revigrés: ‘Inovação e sustentabilidade num só azulejo’
> GL : ‘Sustentabilidade que atravessa o oceano’
> Olimec: ‘De política a empresária, a CEO que vive para mudar o mundo’
> Bluepharma: ‘A sustentabilidade é o melhor remédio’
Pode ainda conhecer outros exemplos de gestão sustentável, divulgados através do projeto ‘Mapa da Sustentabilidade’, uma parceria do IAPMEI com a RDP:
> Riopele: Com 100 anos de história, a empresa é um dos símbolos da indústria têxtil, e tem vindo a investir fortemente em energia verde.
> Procalçado: Fruto de uma aposta continuada em inovação e desenvolvimento de novos materiais, a empresa recupera quase 80% do desperdício do seu processo produtivo.
> Grestel: A empresa fabrica louça em grés para a indústria hoteleira, diretamente de Vagos para o mundo, e é conhecida por privilegiar sistemas de monocozedura a elevada temperatura mais amigos do ambiente.
> Artnovium: Com atividade ligada ao setor dos componentes áudio, a empresa é especializada na produção de painéis acústicos e tem vindo a ganhar vários concursos internacionais.
> Atlanta: Especialista na produção de componentes para calçado, o seu investimento em reciclagem é um exemplo de eficiência na gestão de recursos.
> J. Prior Plásticos: A empresa produz peças de plástico de alta resistência para marcas de todo o mundo e tem em marcha um projeto para produzir energia eólica para consumo próprio.
> Revigrés: Reconhecida internacionalmente pela qualidade e inovação dos revestimentos cerâmicos que produz, a empresa fez da I&D uma aliada para poder incorporar o máximo de resíduos no seu processo produtivo.
> Porcelanas da Costa Verde: Especializada em porcelanas de mesa, a empresa tem feito da inovação e sustentabilidade os seus vetores estratégicos. Dos permutadores de calor ao sistema de cozedura não faltam exemplos da sua aposta na eficiência de recursos.
> HFA: A empresa exporta equipamento e soluções electrónicas e de telecomunicações, aplicadas a diversos setores de atividade, a partir de Águeda. Com um compromisso claro com a sustentabilidade, tem no seu ADN uma forte ligação à comunidade.
> RDD Textiles: A empresa foi criada em 2017, no contexto do Grupo Valérius Têxteis, com o objetivo de desenvolver inovação têxtil sustentável para marcas globais, unindo investigação e tecnologia de ponta.
> PRIREV: Com uma experiência de mais de 20 anos no setor de revestimentos de superfície, a empresa é hoje reconhecida pelas suas soluções inovadoras, aplicadas a vários setores de atividade, desde a cutelaria à indústria automóvel.
> Adalberto Textile Solutions: Comprometida com a inovação sustentável na indústria têxtil, a empresa aposta em novas tecnologias, processos e produtos, como garantia de uma menor pegada ambiental.
> Tintex: Juntar inovação a soluções têxteis sustentáveis tem sido um constante desafio para a empresa, que está a recuperar técnicas antigas de tingimento com recurso a produtos naturais.
> Olimec:“Designed in Italy, assembled in Portugal” é um dos compromissos ecológicos da Olimec, uma empresa criada em 2016 por dois jovens empreendedores, que vende, monta e presta assistência técnica a camiões de recolha de resíduos.
> Cordex: Com uma experiência no setor da cordoaria de mais de 50 anos, a empresa, que já vai a 3.ª geração e tem fábrica no Brasil, segue uma política de ‘Zero Waste’ na gestão responsável dos seus resíduos.
> Grupo Casais: É uma das marcas fortes no setor da construção civil nacional. Com sede em Braga, a empresa opera em 17 países, e tem vindo a reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade, várias vezes premiado.
> Jacinto, Lda.: Fabricante de veículos de combate a incêndios, a qualidade, inovação e segurança têm sido drivers estratégicos da empresa, que entrou recentemente no mundo da mobilidade eléctrica e dos veículos não tripulados.
← voltar à página "ESG e Finanças Sustentáveis"
____________________________________________________________
