Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

01-07-2024
Roteiros para a Descarbonização | Setores do mobiliário e da indústria química apresentam projetos

Os projetos apoiados no âmbito da medida Roteiros para a Descarbonização da Indústria, integrada na Componente 11 - Descarbonização da Indústria do PRR, têm vindo a ser publicamente apresentados nas últimas semanas pelas respetivas entidades promotoras.


O último a ser dado a conhecer foi o IMobDEC - Descarbonização da Indústria do Mobiliário, o Roteiro de Descarbonização do Setor do Mobiliário, num evento dinamizado pela Associação Empresarial de Paços de Ferreira, que teve lugar no dia 28 de junho.

Este projeto tem como principal objetivo dar resposta aos desígnios do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030) e no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050), no que se refere à descarbonização da indústria, promovendo a identificação clara de um conjunto de medidas aplicáveis ao setor da indústria do mobiliário que visem contribuir para o objetivo da neutralidade carbónica.

O projeto terá uma abordagem interativa e participativa, prevendo a participação e envolvimento de stakeholders no processo de desenvolvimento do roteiro de descarbonização do setor com o objetivo de impulsionar os resultados para a aplicação e implementação do roteiro nas empresas do setor.

A sessão de apresentação do IMobDEC, contou com a participação do Vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI, Nuno Gonçalves, com intervenções na sessão de abertura do evento e num painel sobre "Oportunidades de Financiamento de Descarbonização da Indústria".


No próximo dia 3 de julho, será apresentado o Roteiro para a Neutralidade Carbónica da Indústria Química Portuguesa até 2050, designado por RNCIQ PT 2050, num evento dinamizado pela APQuímica - Associação Portuguesa da Química, Petroquímica e Refinação, que irá decorrer em ambiente industrial.

O RNCIQ PT 2050, para além de identificar um conjunto de caminhos e cenários de transição para alcançar a neutralidade carbónica do setor químico nacional até 2050, visa fornecer uma estrutura e enquadramento integrados para os seus esforços e projetos de descarbonização, com o objetivo de evitar a fragmentação, maximizar economias de escala e sinergias e facilitar interação e colaboração com outros setores-chave e stakeholders relevantes.
 
O Presidente do IAPMEI, Luís Guerreiro, marcará presença no evento participando numa mesa redonda com o tema "Dos cenários de descarbonização aos projetos concretos: Oportunidades e desafios na descarbonização da Indústria Química (a perspetiva da política pública)”.
 
Última atualização
01-07-2024
Avalie este conteúdo
Última atualização
01-07-2024
Avalie este conteúdo