Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

20-01-2025
Transição ESG | UE cria sinergias entre sistemas para facilitar o reporte de sustentabilidade

As empresas que já utilizam o sistema voluntário europeu de ecogestão e auditoria EMAS podem ver a comunicação do seu desempenho ambiental mais simplificada, no âmbito das novas normas europeias de reporte de sustentabilidade.


O EFRAG (European Financial Reporting Advisory Group) acaba de preparar um documento que identifica as sinergias entre os dois mecanismos, mostrando que muitos dos requisitos de divulgação ambiental das novas normas de reporte, conhecidas por ESRS, na versão inglesa, podem utilizar dados já disponíveis no âmbito do EMAS, sem haver necessidade de duplicação de esforços por parte das empresas.

Em causa está a aposta numa maior simplificação e transparência de processos, evitando a preparação de relatórios de dados em duplicado, e contribuindo para a agilização de procedimentos a que as empresas estão sujeitas por via do novo quadro regulamentar, decorrente da Diretiva CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive).

Através do documento divulgado, o EFRAG, o grupo de peritos que tem vindo a trabalhar os standards de reporte para a Comissão Europeia, estabelece a correspondência entre o regulamento EMAS e os requisitos de divulgação das ESRS, identificando as sinergias para cada área de reporte.
 
Recorda-se que o primeiro conjunto de normas europeias para prestação de contas das empresas em termos de desempenhos em sustentabilidade, associados à Diretiva CSRD, começou a ser aplicado de forma faseada a partir de 2024, sendo as grandes empresas cotadas as primeiras a reportar já em 2025 ao abrigo dos novos standards.
 

Saiba mais sobre o quadro regulatório europeu associado às obrigações de reporte da sustentabilidade corporativa nas empresas

Consulte aqui o espaço de conhecimento ‘ESG e Finanças Sustentáveis’ do IAPMEI

 

 

LINKS

Sinergias entre as ESRS (European Sustainability Reporting Standards) e o EMAS (EU Eco-Management and Audit Scheme), publicação EFRAG, janeiro 2025
ESG e Finanças Sustentáveis
Como estão estruturadas as novas normas europeias de reporte da sustentabilidade (ESRS)?
Qual é o calendário de reporte associado à nova Diretiva CSRD?
Diretiva CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive) - Diretiva UE 2022/2464
Mais informação sobre o EMAS

 
 
Última atualização
20-01-2025
Avalie este conteúdo
Última atualização
20-01-2025
Avalie este conteúdo