Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

09-12-2025
Transição ESG | EFRAG lança ‘ESRS Knowledge Hub’

Para facilitar o acesso a toda a informação relacionada com normas europeias para reporte de sustentabilidade pelas empresas, e ajudar a perceber o que mudou na última revisão simplificada das ESRS, apresentada publicamente a 4 de dezembro, o EFRAG criou o ‘ESRS Knowledge Hub’.


Trata-se de uma nova plataforma online, que reúne num único ponto de acesso todos os recursos associados ao pacote normativo da UE, decorrente das obrigações legislativas relacionadas com a diretiva de reporte CSRD, incluindo as ESRS adotadas em 2023 e ainda em vigor, a versão simplificada deste normativo agora revista ao abrigo das medidas de simplificação OMNIBUS I, e ainda a norma voluntária VSME, destinada especialmente às PME.

Para além do acesso aos normativos em formato eletrónico para utilização interativa, o novo centro de recursos inclui ainda um conjunto de orientações e documentos de apoio à sua implementação pelas empresas, bem como o repositório de todo o histórico legislativo da UE sobre o tema.

 
O que mudou na versão revista das ESRS

A nova versão simplificada das normas de reporte ESRS, agora apresentada pelo EFRAG, introduz uma redução significativa nos requisitos e indicadores de reporte exigidos às empresas em matéria de sustentabilidade.

Mais de 70% de ‘data points’ foram eliminados com as alterações introduzidas, tendo esta revisão reduzido perto de 60% de indicadores de reporte considerados obrigatórios e eliminado todas as divulgações voluntárias incluídas nas ESRS ainda em vigor.

Paralelamente, foram também contempladas simplificações ao nível da análise da materialidade, e da recolha de informação junto das cadeias de fornecimento.

Em causa está a resposta ao pacote de medidas de simplificação OMINIBUS I, proposto pela Comissão Europeia para aliviar a carga regulamentar sobre as empresas em termos de reporte de informação não financeira, procurando garantir-lhes uma maior competitividade, sem comprometer os objetivos de transição para uma Europa Sustentável.

As alterações agora introduzidas terão ainda que ser adotadas formalmente pela UE, para entrarem em vigor.
 

Saiba aqui como o quadro regulamentar em vigor associado à sustentabilidade pode impactar o negócio das PME.
 


LINKS
Versão simplificada das ESRS (European Sustainability Reporting Standards)
Recomendação da CE sobre Norma Voluntária de Reporte de Sustentabilidade para PME (VSME)
ESRS Knowledge Hub - EFRAG
ESG e Finanças Sustentáveis
Atual quadro regulatório europeu para a sustentabilidade
Reporte de informação sobre sustentabilidade corporativa
Como estão estruturadas as normas europeias ESRS originais?
O que vem alterar a diretiva ‘stop the clock’?
Competitiveness Compass for the EU
CSRD ‘Corporate Sustainability Reporting Directive’
 
Última atualização
09-12-2025
Avalie este conteúdo
Última atualização
09-12-2025
Avalie este conteúdo