Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

27-02-2023
Cadeia de valor das baterias

Aberto Convite à Manifestação de Interesse - Projeto Importante de Interesse Europeu Comum – IPCEI, até 6 de março.


Face aos desafios energéticos da atualidade, à disrupção das cadeias de abastecimento e às consequentes ameaças da soberania e competitividade na área energética, industrial e de tecnologias sustentáveis, e no quadro de uma política nacional que potencie a transição energética de modo sustentável e promova, do mesmo passo, a segurança energética, IAPMEI abriu convite à manifestação de interesse para participação no potencial alargamento do “IPCEI EuBatIn”, destinado às entidades interessadas em integrar a cadeia de valor dali resultante.


As baterias podem contribuir para a estabilização do sistema elétrico, ajudando a equilibrar flutuações da rede. Estas são usadas para armazenar energia gerada através de fontes renováveis intermitentes, como a energia solar e eólica. Além disso, as baterias poderão fornecer energia de reserva em caso de falha no sistema elétrico. Este aspeto é especialmente importante em situações de emergência, como desastres naturais ou falhas no fornecimento de energia, em que as baterias podem fornecer energia para serviços críticos e de segurança.

As manifestações de interesse devem reportar a projetos desta cadeia de valor em quatro vertentes:
 
  • Matérias-primas e materiais avançados: desenvolvimento de processos inovadores, sustentáveis relativamente à extração, refinação e purificação de minérios, a fim de obter matérias-primas de elevada pureza. Desenvolvimento de materiais avançados ou utilização de materiais alternativos com características melhoradas, que permitam a melhoria da eficiência e do desempenho ou a redução do consumo de matérias-primas, para células de bateria.
  • Células de bateria: Desenvolvimento de células de bateria inovadoras, e módulos que satisfaçam os requisitos de segurança e desempenho da indústria automóvel e outras aplicações.
  • Gestão dos sistemas com baterias: Desenvolvimento e inovação na área de gestão de sistema de baterias e a sua implementação industrial, incluindo software de gestão de baterias e algoritmos, bem como métodos de teste inovadores.
  • Reutilização ou reciclagem: Desenvolvimento de métodos seguros e inovadores para a recolha, desmontagem, reutilização, conversão e reciclagem de materiais.
Consulte mais informação e o formulário aqui.
Última atualização
27-02-2023
Avalie este conteúdo
Última atualização
27-02-2023
Avalie este conteúdo