Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

15-06-2022
IAPMEI disponibiliza MAP | Mecanismo de Alerta Precoce

Está já à disposição das empresas a edição zero do MAP | Mecanismo de Alerta Precoce, uma nova ferramenta criada pelo IAPMEI que permite acompanhar a sua situação económico financeira.


O MAP é um instrumento que disponibiliza às empresas, sob a forma de um dashboard, um conjunto de indicadores de natureza económica e financeira e que têm como referência os dados constantes da Informação Empresarial Simplificada (IES).

Dando resposta ao previsto na Diretiva Europeia 2019/1023, o IAPMEI lança agora esta ferramenta, sob princípios de uma edição zero, a qual antecipa o MAP que resultar dos dados relativos ao exercício de 2021, sempre sujeita a eventuais melhorias, que se julgarem convenientes implementar em benefício da comunicação a efetuar.

Para além do acesso a uma análise periódica da situação da empresa, o MAP permitirá, face ao diagnóstico apresentado, uma reflexão sobre a sua situação económica e financeira, identificando fragilidades e equacionando aspetos operacionais a serem objeto de eventual melhoria, bem como a possibilidade de utilização de alguns instrumentos públicos de apoio, designadamente de apoio à recapitalização e reinvestimento de lucros.

Para além da situação reportada ao último ano de atividade e da evolução da empresa nos últimos três anos, tendo em consideração a sua dimensão e o seu setor de atividade, esta ferramenta disponibiliza alguns indicadores específicos que permitem perceber, tendo por referência a dimensão da empresa, a sua eficácia operacional, a sua capacidade para suportar gastos financeiros, bem como o seu equilíbrio financeiro e o seu nível de Autonomia Financeira.

O MAP resulta de uma parceria do IAPMEI com o Banco de Portugal e com Autoridade Tributária e Aduaneira e a informação apresentada tem como referência os dados reportados pela Central de Balanços do Banco de Portugal.


Aceda aqui ao MAP | Mecanismo de Alerta Precoce, utilizando as credenciais de autenticação da Autoridade Tributária.
 
 
Universo MAP
Os destinatários da informação económica e financeira gerada pelo MAP são os membros dos órgãos de administração de sociedades não financeiras com sede em Portugal, sujeitas à apresentação do Anexo A no âmbito da informação empresarial simplificada (IES), e que sejam micro, pequenas e médias empresas ou empresas de pequena-média capitalização.
Excluem-se deste universo sociedades abertas, empresas que integram a secção K da classificação portuguesa de atividades económicas (CAE), empresas incluídas na CAE 70100, entidades do setor público e empresas que não evidenciem sinais de atividade relevante no período em análise.

Última atualização
15-06-2022
Avalie este conteúdo

Documentos para download


Última atualização
15-06-2022
Avalie este conteúdo