Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

28-08-2020
Já é conhecido o Relatório de Desenvolvimento Sustentável 2020
O Relatório de Desenvolvimento Sustentável 2020, apresentado no mês passado, em Nova Iorque, revela que a Suécia, Dinamarca, Finlândia, França e Alemanha, lideram o ranking do desenvolvimento sustentável deste ano.

Portugal está no 25.º lugar, num total de 193 países, com uma pontuação global ao nível da concretização dos Objetivos do Desenviolvimento Sustentável (ODS) de 77,65%. Foi atingido ODS 7, referente à "Energia Limpa", mas permanecem desafios, tendencialmente positivos, no que toca à execução da maioria dos ODS, particularmente nos ODS 1 - "Pobreza", 5 "Igualdade de Género", 6 "Água Limpa", 7 "Energia" e 8 "Crescimento Económico e Trabalho Digno".

Relativamente ao ODS 9 “Indústria, inovação e infraestruturas”, que visa a construção de infraestruturas resilientes, a promoção da industrialização inclusiva e o fomento da inovação, permanecem significativos desafios.

No que se refere à implementação dos ODS 2 "Fome", 13 "Ação Climática" e 14 "Oceanos", Portugal continua a enfrentar sérias dificuldades.


Este Relatório dá a conhecer anualmente o desempenho de cada país em relação aos ODS e à Agenda 2030, integrando o Índice dos ODS e tabelas de desempenho para cada um dos Estados-membros da ONU, tendo em vista a identificação de ações prioritárias.

Este ano, o documento compara também o desempenho de 33 países desenvolvidos face ao controlo do atual surto pandémico, sendo esta tabela liderada por Coreia do Sul, Letónia e Austrália. Portugal ficou, também aqui, classificado em 25.º lugar.

O estudo prevê que a pandemia deverá ter um impacto significativo na implementação de todos os ODS, particularmente os ODS 1 "Pobreza", 2 "Fome", 3 "Saúde", 8 "Crescimento Económico e Trabalho Digno" e 10 "Desigualdades".


Consulte aqui o Relatório de Desenvolvimento Sustentável 2020.
 
Última atualização
28-08-2020
Avalie este conteúdo
Última atualização
28-08-2020
Avalie este conteúdo