Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

30-04-2021
Resultados líquidos das 2 865 PME Excelência aumentam 40% face a ano anterior

De 376 empresas distinguidas em 2009, para 2865 em 2020, o número de empresas PME Excelência aumentou de forma exponencial neste período, pesem embora os desafios colocados pela conjuntura económica, nem sempre favorável e a exigência reforçada em termos de critérios de seleção.


Esta iniciativa do IAPMEI foi criada com o objetivo de reconhecer as PME nacionais que se evidenciam pela qualidade dos seus desempenhos económico-financeiros e se mostram capazes de atingir altos padrões competitivos.

Em 2020, entre as 2 865 empresas que conquistaram o estatuto de PME Excelência, 601 são de média dimensão, 2 084 são de pequena dimensão e 180 são microempresas.

Em conjunto, as PME Excelência são responsáveis por 92 657 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 11 mil milhões de euros.

A maioria das destas empresas desenvolvem a sua atividade nos setores do Comércio (28%), da Indústria (23,4%), e ainda no setor do Turismo (17,9%).

Com maior proeminência dos territórios litorais e do Norte do país, as regiões de maior densidade empresarial alcançam o maior número de empresas distinguidas.

Em 2020, é ainda de assinalar o facto de o Porto (601) ultrapassar Lisboa (576) como o distrito com mais PME Excelência, seguidos de Braga (283) e Aveiro (282).

De acordo com Francisco Sá, Presidente do IAPMEI «sem prejuízo do contributo das políticas públicas, os protagonistas centrais do processo de recuperação e relançamento da atividade serão sempre os empresários, com a sua visão, a sua ambição, a sua orientação para os mercados e seus desafios, a sua capacidade de criar riqueza, de adaptação e de reinventar modelos de negócio».

As empresas reconhecidas pelo seu superior desempenho, a quem é concedido este estatuto, beneficiam ainda de condições preferenciais de serviços financeiros proporcionados pelas principais instituições bancárias a atuar em Portugal, que se juntam às iniciativas PME Líder e PME Excelência.

O IAPMEI homenageia assim o mérito empresarial das melhores PME portuguesas, numa iniciativa desenvolvida em estreita parceria com o Turismo de Portugal, os principais bancos nacionais, o Banco Português de Fomento e as Sociedades de Garantia Mútua.
 
Consulte toda a informação sobre a PME Excelência 2020 aqui.
Última atualização
30-04-2021
Avalie este conteúdo
Última atualização
30-04-2021
Avalie este conteúdo