Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

09-05-2023
Já são conhecidas as PME Líder 2022

Já é possível consultar o dashboard de indicadores pesquisáveis, que retrata em detalhe o universo das 10 239 empresas distinguidas com o Estatuto PME Líder 2022, com base nos seus níveis de solidez e de desempenho económico-financeiro.




Este painel interativo permite efetuar pesquisas por distrito, por concelho, por setor de atividade e por dimensão.


No que respeita ao apuramento deste ano, salientamos:

Estas empresas tiveram um volume de negócios superior a 45 mil milhões de euros, exportações de 8 mil milhões de euros e são responsáveis por cerca de 327 mil de postos de trabalho.

A distribuição setorial das PME Líder em 2022 seguiu a tendência dos anos anteriores, liderada pelo Comércio (36%), seguindo-se a Indústria (extrativa e transformadora) (25,3%), a Construção e Imobiliário (12%) e o Turismo (11,1%).

Continuam a predominar as pequenas empresas, com uma relevância de 70,9% do total das PME Líder 2022, seguidas das médias empresas, com 22,7%, e das microempresas, com 6,3%.

É no distrito do Porto que estão sediadas a maioria das PME Líder (19,4%), seguido dos distritos de Lisboa (18,0%), Braga (11%) e Aveiro (10,1%).

As PME Líder 2022,  evidenciam, taxas de crescimento das vendas e das exportações de 17,8% e 22,2%, respetivamente.

No que se refere ao desempenho económico, o EBITDA atinge 6,2 mil milhões de euros (+32%) e os resultados líquidos superam os 3,8 mil milhões de euros (+43,5%). A Autonomia Financeira média destas empresas é de 58,6%.


O Estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenho económico-financeiro superior. É atribuído em parceria com o Turismo de Portugal (no das caso das empresas do setor do Turismo), um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

As PME Líder têm acesso a um conjunto de benefícios, como condições especiais a produtos financeiros e a uma rede de serviços, a facilitação da relação com a banca e o prestígio associado à marca PME Líder na relação com os seus stakeholders.
 
De entre as 10 239 empresas agora distinguidas com o Estatuto PME Líder, serão em breve apuradas as que se destaquem pelo seu melhor desempenho, sendo-lhes atribuído o Estatuto PME Excelência, criando condições acrescidas de visibilidade para estas empresas.
 
Última atualização
09-05-2023
Avalie este conteúdo
Última atualização
09-05-2023
Avalie este conteúdo