Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
25-11-2016
PME Líder vence EEPA

O projeto PME Líder, um estatuto de reconhecimento atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, venceu o Galardão dos European Enterprise Promotion Awards - EEPA na categoria de 'Desenvolvimento do ambiente empresarial'.


O prémio foi entregue ontem à noite ao presidente do IAPMEI e aos representantes do Turismo de Portugal e da Associação Portuguesa de Bancos, numa cerimónia que teve lugar na passada semana, em Bratislava.

A PME Líder é uma iniciativa do IAPMEI, dinamizada em parceria o Turismo de Portugal e os principais bancos nacionais, que tem como objetivo distinguir empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições otimizadas de financiamento para desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva.

De acordo com o Presidente do IAPMEI, Miguel Cruz, «este reconhecimento da Comissão Europeia vem afirmar a qualidade, capacidade de inovação, competitividade e dinamismo dos projetos nacionais, neste caso o estatuto PME Líder, promovido pelo IAPMEI. Trata-se de uma iniciativa com um forte e demonstrado impacto no potencial de financiamento e crescimento das empresas portuguesas e é um projeto com potencial de replicação noutros países. Por isso, constitui uma boa prática inovadora».

Para o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, «a marca Portugal só sai reforçada com este galardão. Esta distinção reconhece, igualmente, as empresas que têm sido distinguidas como PME Líder e Excelência do Turismo, dando-lhes motivos para estarem orgulhosas da sua performance e por favorecerem o crescimento, a criação de emprego e a sustentabilidade no que à indústria do turismo diz respeito».

Este prémio reconhece o projeto como uma iniciativa pioneira e inovadora e, especialmente, como uma iniciativa com impacto no financiamento das empresas, no reconhecimento das PME e na melhoria do fluxo de informação no mercado.

Os EEPA contemplam seis categorias que distinguem iniciativas que contribuam ativamente para melhorar o desempenho das empresas e têm como principal objetivo premiar as boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa. Miguel Cruz salientou ainda que «para além do prémio deste ano, termos ganho vários prémios nas edições anteriores e, estarmos sempre no topo do conjunto de países com maior número de candidaturas, demonstra o dinamismo e o investimento que o país tem feito para promover a atividade empresarial além-fronteiras».

As PME Líder que apresentam os melhores desempenhos são anualmente distinguidas com o Estatuto de PME Excelência, criando condições acrescidas de visibilidade para estas empresas de perfil superior.


Sobre os prémios EEPA

Lançados pela Comissão Europeia em 2005, os European Enterprise Promotion Awards (EEPA) são muito mais que um simples concurso de empreendedorismo, sendo uma iniciativa alianhada com as prioridades da estratégia Europa 2020.
Os projetos distinguidos distribuem-se por seis categorias: 'Promoção do espírito de empreendedorismo', 'Investimento nas competências empreendedoras', 'Desenvolvimento do ambiente empresarial', 'Apoio à internacionalização das empresas', 'Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência de recursos' e 'Empreendedorismo responsável e inclusivo'.

Última atualização
25-11-2016
Avalie este conteúdo