Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

17-03-2023
PRR em Movimento | Visita à Agenda Mobilizadora "Transform"

Decorreu esta sexta-feira mais uma visita no âmbito da iniciativa PRR em Movimento, desta vez à empresa Caima, em Constância, que integra o consórcio da Agenda Mobilizadora "Transform - Transformação digital do setor florestal para uma economia resiliente e hipocarbónica".


A unidade industrial foi visitada pelo Primeiro-Ministro, António Costa, pelo Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, pelo Presidente do IAPMEI, Luís Guerreiro, acompanhados de dirigentes das entidades que integram o consórcio.

Esta Agenda, liderada pela Altri Florestal é composta por um total de 56 entidades, entre empresas do setor florestal e produtoras de equipamentos e tecnologias, associações empresariais, instituições do ensino superior e do sistema de investigação e científico, representa um investimento total superior a 129 milhões de euros, dos quais mais de 63 milhões de incentivo público. Destes já foram pagos mais de 14 milhões de euros.

Deste investimento irá resultar a criação de 11 novos PPS - Produtos, Processos e Serviços, tendo em vista o aumento da capacidade de sequestro de carbono e reduzir as emissões de gases de efeito de estufa, melhorando a eficiência produtiva nas empresas e promover o aproveitamento de subprodutos e a adoção de outras práticas de economia circular e de sustentabilidade.

Antes da sessão de apresentação da Agenda Mobilizadora, o Secretário de Estado da Economia e o Presidente do IAPMEI visitaram as obras da futura central a biomassa a partir de resíduos florestais, que irá tornar a unidade da Caima a primeira fábrica de fibras celulósicas na Península Ibérica e uma das primeiras a funcionar sem recurso a combustíveis fósseis na Europa.

A nova central, que deverá estar concluída no final deste ano, representa um investimento de mais de 40 milhões de euros, um dos mais elevados no interior do país.

prrmovimento1703.png
Última atualização
17-03-2023
Avalie este conteúdo
Última atualização
17-03-2023
Avalie este conteúdo