Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

13-03-2020
Tech Visa | IAPMEI já certificou 268 empresas desde o início do programa

O IAPMEI já certificou 268 empresas desde o início do Tech Visa, um programa integrado na Estratégia Nacional para o Empreendedorismo - StartUP Portugal, que tem como objetivo apoiar as empresas nacionais a atrair recursos humanos altamente qualificados.


A certificação Tech Visa permite simplificar os procedimentos de obtenção de visto e autorização de residência e, dessa forma, facilitar o recrutamento de talento em áreas relevantes para a competitividade, por parte das empresas de todos os setores internacionalizáveis.

No total, as empresas até agora certificadas já emitiram 1265 termos de responsabilidade para trabalhadores altamente qualificados, dos quais 93% com formação em Ciências Informáticas. Estes trabalhadores, com uma média de idades de 31 anos, são oriundos maioritariamente do Brasil (1027), Índia (86) e, com uma menor expressão, dos Estados Unidos (19).

Quanto à distribuição geográfica, as empresas certificadas concentram-se com maior expressão na região de Lisboa (158), seguida da regiões Norte (71) e Centro (25).
 

O Tech Visa dá continuidade à prioridade definida pelo Governo de captação de investimento, de desenvolvimento tecnológico e de construção de uma economia capaz de atrair trabalhadores qualificados.

Contribui também para a promoção da atração de imigrantes, neste caso altamente especializados, disponibilizando às empresas legalmente constituídas em Portugal um mecanismo para atrair e reter talentos profissionais, devendo os seus projetos demonstrar potencial de mercado e orientação para os mercados externos, o que será determinante para uma avaliação positiva da candidatura.

O IAPMEI é responsável pela certificação das empresas candidatas, estando envolvidas várias outras entidades, como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares, no processo de atribuição de vistos e de autorizações de residência para os profissionais contratados pelas empresas certificadas.


 
Última atualização
13-03-2020
Avalie este conteúdo
Última atualização
13-03-2020
Avalie este conteúdo