Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

02-03-2026
Transição ESG | ISO lança nova norma para adaptação às alterações climáticas

Já se encontra disponível uma nova norma, que pretende orientar as organizações no planeamento das suas estratégias de adaptação às mudanças climáticas nos locais onde operam.


Trata-se da ISO 14092:2026, que substitui a anterior ISO/TS 14092:2020 e eleva a categoria de especificação técnica a norma internacional, com atualização de práticas e orientações adicionais para apoiar a implementação de medidas de adaptação e controlo dos impactos de fenómenos climáticos extremos a que as regiões estão cada vez mais sujeitas.

O objetivo é fornecer uma ferramenta que ajude as organizações a projetar, implementar e monitorizar planos de adaptação e melhoria contínua no que diz respeito à minimização dos riscos adversos do clima, relacionados com inundações, ondas de calor, secas, erosão costeira, entre outros.

Baseada numa estrutura passo a passo, a nova norma pretende guiar as organizações nesta tarefa nas suas várias etapas, desde a definição do modelo de governação e responsabilidades, passando pelo envolvimento eficaz dos stakeholders, avaliação e priorização dos riscos climáticos, conceção e implementação de medidas de adaptação, acompanhamento de resultados, e planeamento de eventual reforço de atuação ao longo do tempo.

A ISO 14092:2026 é dirigida a qualquer organização, incluindo governos ou estruturas da administração regional ou local, com responsabilidades no controlo de riscos e impactos climáticos, associados à gestão do território, infraestruturas ou serviços específicos.
 
 
Consulte aqui o espaço de conhecimento ‘ESG e Finanças Sustentáveis’ do IAPMEI, e fique a saber mais sobre o alinhamento dos negócios aos princípios da sustentabilidade.

Conheça também a nossa aplicação de Boas Práticas ESG para o seu Negócio.
 


LINKS

ISO 14092:2026 - Climate change adaptation - Requirements and guidance on adaptation planning for local governments and communities
ESG e Finanças Sustentáveis
Histórias de Sustentabilidade
ESG à 5.ª | Ciclo de Webinars e Capacitação ‘De Empresa para Empresa

 
Última atualização
02-03-2026
Avalie este conteúdo
Última atualização
02-03-2026
Avalie este conteúdo