Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

17-06-2024
Transição ESG | Incentivos à contratação qualificada

A aposta em formação e profissionais qualificados é fundamental para acelerar estratégias de sustentabilidade nos negócios, e explorar oportunidades de financiamento disponíveis pode ajudar a acelerar as dinâmicas de investimento necessárias.


As PME da zona metropolitana de Lisboa que necessitem de recursos especializados nesta ou noutras áreas para reforço da sua margem competitiva podem agora recorrer a incentivos à contratação qualificada, lançados no âmbito do programa Lisboa 2030.

Os novos apoios têm por base o Aviso de concurso LISBOA2030 2024-28 - Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados por PME e visam colmatar necessidades de recrutamento de profissionais com qualificação superior, alinhadas com a Estratégia de Especialização Inteligente RIS3 Lisboa 2021-2027.
 
Os recursos humanos a contratar deverão possuir graus de formação compatíveis com licenciatura, mestrado, doutoramento ou pós-doutoramento e contribuir para a concretização de estratégias de inovação empresarial, em matéria de processos e organização, reforço de competências organizacionais em I&D&I e maior ligação a empresas e outras entidades do sistema nacional de I&I.
 
O objetivo é fomentar a adaptação das empresas à mudança, numa lógica de crescimento e internacionalização, de incremento do emprego qualificado, mas também de resposta aos desafios das transições climática e digital.
 
Podem candidatar-se micro, pequenas e médias empresas, com operações na Área Metropolitana de Lisboa, correspondente à NUT II.
 
O apoio assume a forma de subvenção, com uma taxa de cofinanciamento máxima de 40% ao abrigo do FSE+, sendo considerados elegíveis os custos salariais relativos à contratação de profissionais com formação avançada, incluindo salário base, encargos sociais obrigatórios, assim como subsídios de férias e de Natal.
 
As candidaturas encontram-se abertas até 30 de agosto, sendo a dotação orçamental do Aviso de 1 milhão de euros.
 
 
Para ficar a saber mais sobre novas regras de cofinanciamento público e a sua ligação aos princípios da sustentabilidade, consulte o espaço de conhecimento ‘ESG e Finanças Sustentáveis’ do IAPMEI.
 
Última atualização
17-06-2024
Avalie este conteúdo
Última atualização
17-06-2024
Avalie este conteúdo