Com o objetivo de apoiar as empresas na transição para a Economia Circular, o IAPMEI, para além de participar no Plano de Ação para a Economia Circular, dispõe de uma Agenda exclusivamente dedicada ao tema.
Disponibiliza ainda um conjunto de sistemas de incentivos, que têm como objetivo aumentar a competitividade das empresas através da modernização e inovação dos seus processos, produtos, serviços e modelos de negócio, tornando-as mais eficientes no contexto da Economia Circular.
A Economia Circular é uma nova abordagem à produção e ao consumo, que assenta num sistema restaurador e regenerativo, apostando na redução, reutilização, recuperação e reciclagem dos recursos.
A Economia Circular
.jpg.aspx?lang=pt-PT&width=380&height=318)
Fonte: Adaptado de http://eco.nomia.pt
Esta mudança de paradigma irá contribuir para uma dinâmica mais equilibrada e criativa entre empresas, consumidores e recursos naturais, dissociando o crescimento económico do consumo de recursos não renováveis.
A transição para a Economia Circular implica uma total remodelação da cadeia de produção, da conceção até ao final do ciclo de vida do produto.
A Academia de PME do IAPMEI promove regularmente workshops sobre Economia Circular integrados num ciclo de ações de capacitação de PME em ferramentas de sustentabilidade. Saiba mais em Economia e Sustentabilidade.
16.ª Semana da Responsabilidade Social
Com o mote Planeta - Pessoas - Propósito, a 16ª edição da Semana da Responsabilidade Social, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) e da United Nations Global Compact Network Portugal (UN GCNP), contou com uma sessão coorganizada pelo IAPMEI subordinada à temática “Economia Circular - Dinâmicas Empresariais, Capacitação e Incentivos” que reuniu um conjunto de entidades relevantes na criação de um ecossistema favorável ao Desenvolvimento Sustentável, com especial destaque para a iniciativa CIRCO (Creating Business through Circular Design) e para os apoios financeiros distinados à promoção de uma economia mais circular. |
 |