Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

Regulamentação Nacional
AÇO PRÉ-ESFORÇO



>> Objetivo
Estabelece a obrigatoriedade de certificação do aço de pré-esforço, para efeitos da sua colocação no mercado.


>> Enquadramento legal
Decreto-Lei n.º 28/2007, de 12 de fevereiro


>> Âmbito de aplicação
Aplicável aos produtos em aço de alta resistência e baixa relaxação, destinados a serem utilizados como armaduras em betão pré-esforçado, que se apresentem na forma de fios, cordões e varões.


>> Síntese
Estabelece as condições a que deve obedecer a colocação no mercado de aço de pré-esforço, para utilização em betão pré-esforçado, de modo a garantir a segurança e a satisfação das exigências essenciais dos edifícios e empreendimentos em que venham a ser aplicados.
Tais condições passam pela certificação do aço de pré-esforço, realizado por organismo acreditado pelo organismo nacional de acreditação, que intervêm nos processos de certificação, recolha de amostras, realização dos ensaios de controlo externo, bem como a elaboração dos relatórios de apreciação dos resultados dos ensaios de controlo interno e externo.


>> Obrigações do fabricante/responsável pela colocação no mercado
O fabricante ou o seu mandatário, o importador ou qualquer outra entidade responsável pela colocação no mercado de aço de pré-esforço deve assegurar-se que este está certificado por um organismo acreditado.


>> Fiscalização
Compete à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) a fiscalização do cumprimento do disposto neste diploma, sem prejuízo das competências atribuídas por lei a outras entidades.


>> Acompanhamento da execução desta Regulamentação
O IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., no âmbito das suas atribuições acompanha a aplicação global deste diploma. Questões relativas a esta legislação deverão ser dirigidas a info@iapmei.pt.


________________________________________

INFORMAÇÃO ADICIONAL

O Instituto Português de Acreditação, I.P. (IPAC) é o organismo nacional de acreditação de entidades para a certificação do aço de pré-esforço. 
A CERTIF – Associação para a Certificação de Produtos é a entidade acreditada pelo IPAC para a certificação do aço de pré-esforço.


OUTRA LEGISLAÇÃO RELACIONADA
Aço para utilização em armaduras de betão armado
Betões de ligantes hidráulicos


LINKS ÚTEIS
Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI)
Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)
Associação para a Certificação de Produtos (CERTIF)
Instituto Português de Acreditação, IP (IPAC)
Laboratório nacional de Engenharia Civil (LNEC)