Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

EntradaLogo_1200x000_V03_A.png

 

O que é considerada a pegada carbónica?

 
A pegada carbónica é uma medida que representa o total das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) causadas direta e indiretamente por uma organização, uma pessoa, um evento ou um produto.

O seu cálculo ajuda a perceber quais são as principais fontes de emissão que lhe estão associadas e que oportunidades as empresas e os cidadãos têm para as reduzir.

A pegada carbónica é expressa em unidades de dióxido de carbono equivalente (CO2e), uma medida internacional que tem como objetivo estabelecer a equivalência entre todos os GEE e o dióxido de carbono, o gás de referência, que existe em maior quantidade e é responsável pela maior parte das emissões com impacto no aquecimento global.

Cada GEE tem as suas próprias características, que se manifestam em efeitos sobre o aquecimento global distintos, que é necessário tornar comparáveis, de forma a permitir uma leitura global e integrada dos dados e dos impactos gerados.

A métrica adotada no quadro das Nações Unidas para a tabela de equivalências, e que se tornou a referência internacional, é o PAG - Potencial de Aquecimento Global a 100 anos.

O PAG é um valor relativo que expressa a capacidade de um determinado gás reter calor na atmosfera em relação ao dióxido de carbono (CO2), considerando um determinado período, neste caso 100 anos.

A tabela de equivalências criada tem valores fixos para efeitos do cálculo de emissões nos vários países, podendo vir a ser alvo de revisões à luz de novos dados científicos que vierem a surgir.

Por exemplo, o PAG do metano (CH4) é de aproximadamente 25, o que significa que o metano tem um impacto no aquecimento global 25 vezes superior ao do CO2.
 

Qual é a fórmula de cálculo do CO2e?
 
A fórmula para calcular o dióxido de carbono equivalente (CO2e) tem por base a multiplicação da quantidade de um gás pelo seu GWP (Global Warming Potential, na versão inglesa), isto é, pelo seu Potencial de Aquecimento Global.

co2-(1).png


Links úteis:
IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change, UN
RNC 2050 – Roteiro para a Neutralidade Carbónica
PNEC 2030 – Plano Nacional de Energia e Clima
APA - Agência Portuguesa do Ambiente
Greenhouse Gas Protocol
 
Ferramentas de cálculo
Ferramentas GHG Protocol
Calculadora Carbon Footprint



 voltar à página "Controlo de emissões de CO2 e neutralidade carbónica"


____________________________________________________________

BarraLogos.png