Este sítio utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos.
Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Saber Mais Compreendi
Image Iapmei

12-09-2019
Governo assina Pactos Setoriais com Clusters reconhecidos

O Ministério da Economia e 10 clusters de competitividade portugueses reconhecidos pelo IAPMEI assinaram ontem, na Universidade de Aveiro, um conjunto de Pactos Setoriais para a Competitividade e Internacionalização.


Depois dos primeiros seis acordos assinados em março e abril deste ano, o Governo celebrou agora mais 10 Pactos Setoriais com os Clusters: AED Cluster, Plataforma Ferroviária Portuguesa; Cluster de Competitividade da Petroquímica, Química Industrial e Refinação, Cluster do Calçado e da Moda, Cluster do Mar Português, Cluster Portugal Mineral Resources, Cluster Habitat Sustentável, Smart Cities Portugal Cluster, Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda e TICE.PT.

A cerimónia contou com a presença do Ministro Adjunto e da Economia, que assinou os acordos em representação do Governo, e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação.


Imagemclusters_v2.png

Veja a reportagem fotográfica completa aqui.



Os Pactos Setoriais de Competitividade e Internacionalização corporizam um conjunto novas iniciativas nos domínios da digitalização das industrias (i4.0), da capacitação de recursos humanos, na consolidação dos fatores de atratividade externa do país, na internacionalização e na promoção da investigação e desenvolvimento, incentivando o desenvolvimento de uma Economia Circular e uma eficaz transição energética e ecológica e ainda na melhoria da envolvente regulamentar e legal das empresas.

O objetivo é mobilizar a sociedade civil para uma estratégia e missão comuns, associadas às dinâmicas de trabalho em rede, indutoras do desenvolvimento de iniciativas colaborativas orientadas para a concretização de objetivos de eficiência coletiva.

O IAPMEI assegurará, sempre que necessário, a articulação com as entidades públicas de acordo com as suas missões específicas e natureza da articulação com os Clusters.

Assinaram já os Pactos Setoriais para a Competitividade e Internacionalização os clusters: Health Cluster Portugal, Portuguese Agrofood Cluster, Cluster AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção, MOBINOV - Cluster Automóvel, Produtech - Tecnologias de Produção e Engineering and Tooling Cluster.

 
Última atualização
12-09-2019
Avalie este conteúdo
Última atualização
12-09-2019
Avalie este conteúdo