O projeto nasceu em 2016 por iniciativa do IAPMEI e de um grupo de 15 empresárias, como forma de promover e valorizar a igualdade de género no mundo empresarial, mas rapidamente evoluiu para novas formas de trabalho entre pares, e comunidade de práticas, com uma forte aposta na capacitação de lideranças para a inovação, troca de experiências, e disseminação de boas práticas.
É hoje um espaço de confiança e partilha, na procura de complementaridades e parcerias que promovam o desenvolvimento dos negócios, e reúne cerca de 200 mulheres, líderes de empresas nacionais de elevado desempenho, muitas delas PME Líder.
Distribuídas regionalmente por todo o país, e abrangendo todas as classes dimensionais, são sobretudo empresas maduras, predominantemente industriais ou de serviços transacionáveis, com potencial exportador, e com contributos importantes para as exportações nacionais.
A escritura pública da RML - Associação Mulher Líder foi assinada no dia 3 de julho, em Viseu, no Solar do Vinho do Dão, e juntou 80 sócias-fundadoras.
O IAPMEI vai continuar a manter a sua ligação à iniciativa, passando a assumir também a presidência do conselho estratégico da nova estrutura.